Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores39
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Enciclopédia de Guerras e Revoluções - Vol. I (1901-1919) - A Época dos Imperialismos e da Grande Guerra (1914-1919)

    Francisco Carlos Teixeira

    Elsevier
    2015
    496 páginas
    16h 32m
    ISBN-13: 9788535275223
    Português Brasileiro
    3.7
    3 avaliações
    Leram5Lendo2Querem31Relendo0Abandonos1Resenhas1
    Favoritos0Desejados31Avaliaram3

    Esta é uma edição atualizada e ampliada da obra original publicada em 2004. Em face da intensa procura e do grande interesse nas temáticas abordadas, os organizadores juntamente com os autores ampliaram e atualizaram os verbetes originais para apresentarem uma versão maior, mais elaborada e mais prática da Enciclopédia de Guerras e Revoluções dos Séculos XX e XXI. O termo "revolução" é utilizado na sua acepção original, de mudança, transformação, e abarcando vários campos, desde as ciências exatas, passando pelo campo comportamental, até as revoluções propriamente políticas. Trata-se, desta forma de uma obra de referência, um guia para iniciantes e para não especialistas, escrito por especialistas numa linguagem acessível e dotado de referências bibliográficas para avançar em futuras pesquisas. A obra está dividida em três volumes. O volume I 1901-1919 aborda a época dos Imperialismos e da Grande Guerra (1914-1919), as lutas pela hegemonia na Ásia e África, e os conflitos em torno de prestígio e poder - numa escala nunca vista até então - no próprio continente europeu, serão abordados como elementos centrais do desencadear da "Grande Guerra" e em seguida dos acordos e tratados de paz que possivelmente darão origem, em vinte anos, aos conflitos subsequentes. O volume II: 1919-1945 apresenta a época dos fascismos, das ditaduras e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Neste volume a ênfase dos autores recai sobre os tremendos impactos, e o custo humano, da Segunda Guerra Mundial, com seu lastro de mortes e destruições, com destaque no maior crime de toda a história: o Holocausto. O fenômeno dos fascismos, incluindo seu ápice de terror com o nazismo, será um ponto central de reflexão dos autores. Os tratados do pós-guerra, incluindo o rompimento entre as potências aliadas - URSS e EUA - apontarão para os conflitos futuros. Já o volume III: 1945-2014 evidencia a época da Guerra Fria (1945-1991) e da Nova Ordem Mundial. Os autores tratam neste volume o período da Guerra Fria, seus riscos incalculáveis, e as cruéis guerras ditas "de baixa intensidade", da emergência da moderna sociedade de massas no Ocidente, da Descolonização da Ásia e África e, por fim, da crise do chamado "socialismo realmente existente" e a emergência da Nova Ordem Mundial, com suas novas e tremendas ameaças, incluindo no novo terrorismo de massas. Tratam-se de obras completas que apresentam ideias, movimentos, fatos e personagens que moldaram o início do século, tanto no campo da política e da economia, quanto das artes e das ciências.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Marconi picture
    Marconi30/06/2024Resenhou um livro
    3 (Bom)

    O período de 1901 a 1919 foi marcado por eventos significativos que moldaram o cenário global. Aqui estão alguns pontos-chave da Enciclopédia de Guerras e Revoluções Imperialismo e Conflitos Durante essa época, as potências europeias estavam envolvidas em uma corrida para expandir seus impérios coloniais. Isso levou a tensões e conflitos em várias partes do mundo, especialmente na África e na Ásia. As rivalidades entre as nações europeias se intensificaram à medida que buscavam recursos, territórios e prestígio. Primeira Guerra Mundial O conflito global conhecido como a Primeira Guerra Mundial começou em 1914 e durou até 1919. As causas incluíram rivalidades entre as grandes potências, nacionalismo exacerbados e alianças complexas. A guerra envolveu a Europa, mas também teve impacto em outras regiões. A devastação causada pela guerra, as trincheiras, as batalhas sangrentas e os tratados de paz posteriores como o Tratado de Versalhes são temas importantes desse período. Tratados e Mudanças no Mapa Político Após a Primeira Guerra Mundial, houve uma reorganização significativa do mapa político. Impérios caíram como o Império Otomano e o Austro-Húngaro.novos países surgiram como a Polônia e a Tchecoslováquia e as fronteiras foram desenhadas. Essas mudanças tiveram implicações duradouras nas relações internacionais e na estabilidade global. Movimentos Revolucionários Além da guerra, esse período também testemunhou movimentos revolucionários em vários países. A Revolução Russa de 1917, liderada pelos bolcheviques, resultou na criação da União Soviética. Outras revoluções, como a Revolução Mexicana, também tiveram impacto significativo, o período de 1901 a 1919 foi uma época de turbulência, conflitos e mudanças profundas. A *Enciclopédia de Guerras e Revoluções* oferece uma visão abrangente desses eventos e suas implicações históricas. Enciclopédia de Guerras e Revoluções

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    3.7 / 3
    • 5 estrelas0%
    • 4 estrelas67%
    • 3 estrelas33%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Francisco Carlos Teixeira da Silva profile picture

    Francisco Carlos Teixeira da Silva

    Francisco Carlos Teixeira Da Silva, 1954, Rio de Janeiro. Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) , Especialização em História (UFF, 1979 ) Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1980 ), Magister in Geschichtewissenschaft ( Freie Universität, Berlin, 1983), Doutorado em História Social pela Universidade de Berlin/UFF (1990) e Pós-doutorado pela Universidade Técnica de Berlin e USP (1999/2000); Professor Titular de História Moderna e Contemporânea, da Universidade do Brasil/UFRJ, desde 1993 ).Autor de vários trabalhos de História Social no Brasil, com foco no desenvolvimento agrário e nas origens da pobreza no país.

    26 Livros
    12 Seguidores
    Rio de Janeiro, Brasil

    Francisco Carlos Teixeira da Silva