Resenha: A Parede Branca do Meu Quarto
Mariana estava no segundo ano quando foi considerada mundialmente como a "Lunática do PAS" (prova super importante de uma faculdade em Brasília), tudo graças à um vídeo seu surtando durante a segunda etapa dessa prova, como consequência de um ano totalmente conturbado em sua vida. Em seu último ano escolar, estando em uma escola nova, ela apenas deseja seguir com seus planos de estudo e focar no seu futuro, para não dar vexame na terceira etapa dessa prova. Mas nem tudo sai como ela espera e aos poucos, ela vê sua vida mudar, com novas e improváveis amizades tendo espaço em sua vida e questionamentos que antes ela não tinha, começam a acompanhá-la. Uma jornada de autoconhecimento começa a partir desse momento.
Uma história muito gostosinha, que você começa a ler sem saber muito bem onde a autora irá te levar, mas vai descobrindo aos poucos que o propósito dela é passar uma lição muito mais do que se pode ver, através da jornada de auto conhecimento e amadurecimento que Mari passa ao longo do livro. Um livro que trata muito sobre o que é ser um adolescente e o que passamos nessa complexa fase de transição da vida, onde você ainda está meio perdida de si mesma, sem saber qual rumo é o certo a se tomar e ao mesmo tempo, com cargas de sentimentos e emoções muito mais intensas do que você está preparado para lidar.
E eu acho de extrema importância quando os autores trazem e exploram esses dilemas para seus livros, porque é uma fase complicada para nossa cabeça. Tudo muda e passa muito rápido e é necessário que alguém fale pra você, que tudo bem ficar confuso e mudar de ideia quando quiser e que nossos sentimentos são mesmo uma bagunça na maior parte do tempo, mas que quando você começar a se enxergar além da superfície, além do que a sociedade espera de você, tudo fica mais claro.
É um Jovem Adulto, mas que nos permite identificarmos com os personagens e nos vermos em vários momentos presentes no livro, principalmente por ser um contexto mais realista, com situações cotidianas e que muitos de nós já passamos ou iremos passar. E destaque para toda a ambientação do livro, que se passa em Brasília, esse Estado tão incrível e diferente de todos os outros que conheço! Foi muito divertido conhecer um pouquinho mais desse lugar, fiquei com muita vontade de conhecer.
'A Parede Branca do meu Quarto' é um livro muito bom, que tem uma escrita leve, cativante e é fácil ser conquistado pela história. E a mensagem final, quando você fecha o livro e reflete o quanto a leitura foi gostosa, ah, só por isso vale muito a pena!