Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas3
    • Leitores186
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O sofredor do ver -

    Maura Lopes Cançado

    Autêntica
    2015
    131 páginas
    4h 22m
    ISBN-13: 9788582176986
    Português Brasileiro
    4
    43 avaliações
    Leram64Lendo7Querem112Relendo1Abandonos2Resenhas3
    Favoritos7Desejados112Avaliaram43

    Esgotados há anos, o diário Hospício é Deus (1965) e a coletânea de contos O sofredor do ver (1968), de Maura Lopes Cançado, são relançados pela Autêntica em edição especial, reunidos em uma caixa e acrescidos de um perfil biográfico, escrito pelo jornalista Maurício Meireles. Maura, que ambicionava ser a maior escritora da língua portuguesa e que já na adolescência pilotava aviões, saiu do interior de Minas Gerais para Belo Horizonte e, na década de 1950, mudando-se para o Rio de Janeiro, passou a conviver com poetas, artistas e intelectuais, sobretudo do mundo literário. Aclamada como grande revelação da literatura brasileira em seu tempo, sua obra é fortemente marcada por sua experiência como paciente de hospitais psiquiátricos em Minas e no Rio de Janeiro. Entre romances, escândalos e diversas internações, Maura Lopes Cançado publicou, na década de 1960, seus dois livros, que a tornariam uma das autoras mais comentadas da época. Internada – por vontade própria – inúmeras vezes ao longo da vida, Maura encontrou nas palavras uma maneira de se relacionar com sua doença e sua condição de paciente psiquiátrica.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (3)Ver mais
    Bruno Oliveira picture
    Bruno Oliveira05/01/2020Resenhou um livro
    3 (Bom)

    UM LIVRO FORA DA CAIXINHA

    Não desista assim tão fácil, apesar de ser um leitura "incomum", de ser uma leitura "truncada", pois Cançado se utiliza de uma linguagem poética e muito particular, a leitura dos contos vale a pena. É evidente e impossível de dissociar a influência da própria biografia da autora nos contos -- há um(a) narrador(a) do tipo confessional neles. São doze contos que têm lá sua própria forma, sua própria identidade, talvez até tu não entendas um ou outro, contudo vais, certamente, se surpreender com a história de vida da autora e vais querer lê-los novamente, pois com essa "chave" em mãos, tu abrirás portas de percepção -- vá lá já sabendo dos riscos.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4 / 43
    • 5 estrelas44%
    • 4 estrelas23%
    • 3 estrelas28%
    • 2 estrelas5%
    • 1 estrelas0%
    Maura Lopes Cançado profile picture

    Maura Lopes Cançado

    Maura Lopes Cançado foi uma escritora brasileira. Passou a infância no interior de Minas Gerais. Estudou no colégio Sacre-Coeur de Marie e, aos 14 anos, fez parte de um aeroclube, onde conheceu seu marido, um jovem de 18 anos, filho do comandante do batalhão da Polícia Militar da cidade. Aos 15, teve seu único filho, Cesarion Praxedes, que se tornou escritor e jornalista. Separou-se do marido pouco depois do nascimento do filho. Aos 18, internou-se voluntariamente em um sanatório para doentes mentais. Chegou ao Rio de Janeiro aos 22 anos. Queria ser escritora e, após mandar seus contos para escritores e jornalistas, começou a publicá-los no Jornal do Brasil e no Correio da Manhã. Durante a década de 1960, publicou seus dois únicos livros O Hospício É Deus (1965), primeira parte do diário que relatava o seu período de internação no Hospital de Engenho de Dentro, e O Sofredor do Ver (1968), coletânea de contos reeditada em 2012 pela Confraria dos Bibliófilos. Maura passou por diversos hospitais psiquiátricos, até matar outra interna na Casa de Saúde Doutor Eiras e ser condenada por homicídio. Depois de seis anos de reclusão, em 1980, Maura viveu em liberdade, passando por clínicas particulares e pelo Solar da Fossa. Morreu de ataque cardíaco, em 1993. Não escrevia mais.

    3 Livros
    13 Seguidores
    Minas Gerais, Brasil

    Maura Lopes Cançado