Diário de Busca (Viagens na ficção )

    w - souza

    Chiado Editora
    2015
    342 páginas
    11h 24m
    ISBN-13: 9789895141067
    Português Brasileiro

    O incansável explorador dá de ombros e não se deixa abater, tentando demonstrar maturidade e controle. Eval tinha razão, muito ainda estava por vir, aquilo era só o começo. Aprendeu com sua mãe a ser persistente, a lutar pelo que acredita, e pensou: É como dizia um velho amigo - Para o obstinado, o tropeço é apenas um empurrão para seguir em frente. Agradeceu, despediu-se, pegou a mochila, e virando a aba do boné para trás, gesto que fazia quando estava indignado, partiu, sorrindo apenas para a secretária. Jamais desistiria, não era o perfil dos Di Carlli. Dali foi direto para a biblioteca preparar o material para uma próxima possível expedição.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (9)Ver mais
    Fernando Nery dos Santos Junior picture
    Fernando Nery dos Santos Junior16/03/2016Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Resenha: Diário de Busca de W-Souza, Chiado Editora

    Olá Queridos Amigos!!! Estão preparados para entrar no Túnel do Tempo e fazer uma viagem inesquecível através da história? A viagem pelo tempo me fez refletir sobre muitas coisas Pois é!!! O livro "Diário de Busca", de W-Souza, publicado pela Chiado Editora, nos conduz para uma viagem histórica que se inicia por volta de 1920 até... Leiam o livro e descubram. Só afirmo o seguinte: o passeio é longo sem ser cansativo. Antes de começar a resenha, ponderei sobre quais aspectos do livro deveriam ser destacados. Cheguei à conclusão que seria muito útil evidenciar algumas citações concernentes a três temas importantíssimos dentro da obra. Vamos lá! - O Amor pelo trabalho: "As pessoas que fazem o que realmente gostam, sempre prosperam, porque o fazem com afinco. Há campo de trabalho para todas as profissões, o segredo do sucesso está em fazer bem feito, para isso é necessário amor ao trabalho desempenhado." - O Medo: "O medo faz parte da vida, o que nos sobra é enfrentá-lo. Ter medo é um mal necessário, sem ele não teríamos limites, mas para os que decidem lutar, a recompensa se torna inevitável." - A Morte e como encará-la: "... só há uma forma de amenizar tamanho sofrimento, é acreditar que todos partiram por serem merecedores de um lugar melhor." As três citações destacadas acima servem como uma espécie de resumo do livro. "Diário de Busca" narra a história de Leopoldo Di Carlli e seus sucessores. Leopoldo é um menino que teve uma infância encantadora. Sua família acolhedora soube ensinar o valor do diálogo, do lúdico e da leitura como forma de reflexão. É impressionante como a influência familiar estimula a criatividade em nosso protagonista. Infelizmente, com a morte do Pai de Leopoldo, a estrutura familiar é abalada e a mãe do menino adota uma postura religiosa opressora, querendo obrigar seu filho a ser padre. Em meio a essas derrocadas, Leopoldo amadurece e filosofa sobre as questões exemplificadas naquelas três citações feitas anteriormente. O jovem Leopoldo percebe que o sucesso acontece, quando realizamos o trabalho com amor. Diante dos fatos da vida, aparece o medo para estabelecer os limites, porém deve ser enfrentado para adquirirmos certo crescimento. Frente ao equilíbrio estabelecido entre o amor e o medo, surge a morte como fatídica derrota. Entretanto Leopoldo descobriu a melhor forma de encará-la. Basta pensar que os falecidos merecem um lugar melhor. Dessa maneira, a vida prossegue como realização das buscas dos seres humanos. Todos os valores aprendidos por Leopoldo são levados a seus sucessores. Podemos dizer que as buscas de Leopoldo e as reflexões delas advindas influenciaram determinantemente a vida de seus sucessores. Por esse motivo, a presente obra não pode decerto ser encarada como uma simples obra de entretenimento. Suas páginas devem ser lidas com a alma para aproveitar toda gama de reflexões que delas nascem. Os irmãos W-Souza não escreveram uma narrativa ingênua. Creio que estavam bem conscientes ao criarem os fatos do livro de modo que os vocábulos engendraram pensamentos variados sobre a existência humana. Não deixei de perceber que o livro abarca um forte cunho existencialista. É perceptível que a obra revela ao leitor que a existência precede a essência. E para um filósofo, tal ideia é um prato saboroso. Com a morte de Leopoldo, isso não é spoiler, o protagonismo da obra passa a ser de seu neto Antony que foi influenciado deveras pelo pensamento do grande patriarca da família. Com a mudança de protagonismo, o romance toma forma de outro gênero literário: a ficção científica. Aliás, para ser exato, o livro pode ser considerado como uma mescla de literatura infantojuvenil, romance e ficção científica, onde o pano de fundo é a filosofia existencialista. Sinto que chega a hora de encaminhar a resenha para o desfecho e com isso, fica o convite para que vocês leiam essa obra magnífica. "Diário de Busca" não é um livro qualquer. Trata-se de uma obra provocante que instiga o leitor a pensar e repensar sobre os pontos fundamentais da realidade humana. Alguns trechos do livro são tão profundos que até me provocaram crises existenciais. Pelos motivos acima elencados, dei CINCO ESTRELAS para "Diário de Busca" no Skoob. Gostaram da resenha? Querem fazer a leitura da obra? Então adquira o seu exemplar. De algo, tenho certeza, esse livro transforma as pessoas. Faça a leitura e comprove. Ah! Não posso encerrar sem dizer que amei o capítulo "O Dilema de um Rei", uma releitura perfeita de um episódio bíblico da vida do Rei Salomão, um texto estupendo, nota mil!!! Os meus olhos rutilaram com esse narrativa. E como sou pidão, deixe seus comentários para eu ler. E também conheçam o Canal Filósofo dos Livros: http://www.youtube.com/c/FilósofodosLivros Abraços e até a próxima postagem.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 17
    • 5 estrelas47%
    • 4 estrelas41%
    • 3 estrelas6%
    • 2 estrelas6%
    • 1 estrelas0%