Halcones de la noche (Falcões da noite), Roberto Ampuero, Edisur, 2010, Santiago do Chile.
Um sonho não está assim tão inalcançável como eu imaginava há uma década: tornar-me poliglota, mas assim, sem esforço ou muito estudo. Por osmose. Como um dom de Deus. Quem sabe dentro em pouco, sendo suficiente um imperceptível fone de ouvido que por blutufe ou outro milagre tecnológico capte uma frase dita em português e imediatamente a transmita em inglês, francês, mandarim ou dialetos ignorados. O inverso também, é claro.
Dispensarei esse recurso quando for para falar ou ler em espanhol. O meu portunhol, cada dia mais afiado, se faz entender com razoável eficiência e necessária complacência.
Para ampliar o vocabulário e trazer a intimidade que espero algum dia ter, procuro algumas leituras. Assim foi com Abril Rojo (Abril Vermelho), do peruano Santiago Roncagliolo e com o chileno Roberto Ampuero em seu Halcones de la Noche (Falcões da Noite), um caso de Cayetano Brulé.
O detetive Cayetano recepciona o leitor em um passeio pelos restaurantes e bares de Valparaíso, apresentando os ascensores da curiosa cidade, além de seus amigos e amantes.
Tudo anda calmo para Brulé, calmo demais, sem que qualquer trabalho encha o bolso, tornando seu cotidiano permeado pela eterna economia de pesos chilenos e olha que por lá o custo de vida anda pela hora da morte.
Há muitos quilômetros de Valparaíso, os cubanos anti-castristas moradores nos Estados Unidos veem-se frente a mais uma tentativa de assassinato de Fidel Castro frustrada. A retaliação logo é colocada em prática e os membros da organização anti-castrita sofrem atentados causando baixas e levando a insegurança e desconfiança entre os ricos financiadores do atentado. Constantino Bento, um dos mais atuantes membros da organização, sente que não há mais nada a perder: sua mulher foi vítima de um dos atentados de retaliação, reforçando o ódio ao líder cubano. Experiente, articula um novo plano e contrata o homem que considera adequado para a tarefa: Lucio. E é ele quem diz a seu contratante Constantino Bento:
“-- No es fácil, y además es riesgoso – dijo Lucio com las manos em lós bolsillos de su chaqueta de cuero. El viento arrecciaba trayendo a ratos lluvia --. Existe um principio no escrito en El régimen cubano: quien atente contra el Comandante caerá víctima de un atentado. Lo buscarán por cielo, mar y tierra, estudiarán sus movimientos, sus rutinas y lugares predilectos, tendrán paciência de chino, y en cuanto se descuide, plaf.
-- Lo sé, no tiene pra qué describírmelo, recurde que llevo años en esto.
-- Los búlgaros mataron en Londres a un traidor com un paraguas envenenado, la Stasi instalo cargas radioactivas en casas de disidentes, y la Securitate despacho a renegados vertiendo veneno en sus lentes de contacto. En fin, lós ejemplos de asesinatos perfectos abundan en esa escuela.”
Lúcio e Constantino Bento encontrarão um inusitado inimigo: a CIA americana articula o fracasso da ação porque, nesse momento, a morte de Fidel seria um desastre estratégico para os EUA.
Usando como subterfúgio um congresso de detetives particulares, a CIA leva o detetive Brulé aos Estados Unidos. Cayetano não pode acreditar na sorte, uma viagem com despesas pagas para apresentar-se em um congresso em território americano vem mesmo a calhar nessa época de pouco trabalho. O detetive logo se vê nas malhas da CIA, chantageado a tornar-se a principal arma para desarticular o plano anti-castrista.
De posse de um cartão de crédito de fundo aparentemente infinito fornecido pela CIA, Brulé parte para a Alemanha, Rússia e Cuba, desfiando aos poucos o emaranhado do ardiloso plano.
Resta saber se conseguirá encontrar o eficiente e invisível matador contratado para levar a cabo a missão.
Roberto Ampuero mantém uma estrutura rígida e eficiente para seguir os passos do assassino, dos contratantes e dos perseguidores. Capítulos curtos, cenas claras, suspense e diversão garantidos.
Conheça os livros do acervo http://PorTodoCantoLivros.blogspot.com e http://CenaDoCrimeLivros.blogspot.com
Para compra de livros e pagamento por cartão de crédito, pesquise no acervo completo em http://www.portodocantolivros.estantevirtual.com.br
e, ainda, o http://www.portodocantolivros.livronauta.com.br