Em Varsóvia na Polônia tinha uma estátua onde um menino vestia uma roupa de militar e empunhava uma submetralhadora, nela tinha a seguinte inscrição: "Crianças de Varsóvia, vamos à luta e derramaremos nosso sangue por cada uma das pedras de nossa Capital.". Essa estátua era um memorial em lembrança aos meninos que lutaram e morreram tentando libertar Varsóvia das forças nazistas. Após Aninka, uma jornalista Polonesa, questionar onde Deus estava quando isso aconteceu, um senhor idoso judeu, aparentando ter mais de oitenta anos, se aproxima dela e de seu filho Nicolas, e resolve contar a história do menino Isaque.
Isaque é um garotinho judeu, ele mora na Polônia com seu pai Nathan e sua mãe Helena. Um certo dia seu avô Ben, pai do seu pai, chegou em sua casa dizendo que Deus tinha lhe dado alguns sonhos reveladores. Isaque faz algumas perguntas para seu avô, ele queria saber como se comunicava com Deus, então seu avô deu uma bíblia cristã para Isaque, dizendo que por ali ele poderia conversar com Deus. Então Isaque fazia alguma pergunta para Deus, abria a bíblia em um versículo onde sua pergunta era respondida.
Ben foi lá para tirar seu filho, seu neto e sua nora daquele lugar, os seus sonhos não eram dos melhores, neles mostravam que em breve a cidade seria tomada pelos nazistas. Mas como Helena, mãe de Isaque, não acreditava nessas coisas, ela sempre ficava com um pé atrás, até o dia em que um dos sonhos de Ben se concretizou. Então eles planejaram uma fuga, como sairiam dali, e acharam que o melhor jeito era deixar Isaque ir com seu tio Saul, irmão de sua mãe. Então Ben, Nathan e Helena foram na frente e Isaque iria com seu tio alguns dias depois, mas por outro caminho. Mas seu tio ficou obcecado pelo dinheiro e não cumpriu o plano. Isaque sempre conversava com Deus, então ele resolve fugir, várias pessoas ajudaram ele nessa fuga, deram-lhe de comer e abrigo, e o garotinho nunca sentia medo, ele sabia que Deus estava com ele o protegendo, e pra todo lugar que ia ele levava sua bíblia. Mas infelizmente ele acabou indo para o campo de concentração em Auschwitz.
"A maior força que existe na vida é o amor."
O Menino e o Livro é uma história que se passa na Segunda Guerra Mundial, onde os Nazistas mataram vários judeus sufocados em uma câmara de gás e depois queimados, judeus que não serviriam para nada, onde eram escravizados, onde muitas pessoas morreram. O livro é maravilhoso, nele tem algumas informações que realmente aconteceram, ele é cheio de lição e o que não falta é a fé de Isaque, vivendo todas aquelas situações mas mesmo assim não sentindo nenhum medo e acreditando que tudo se resolveria. Esse é aquele tipo de livro que muda você, seu jeito de pensar e agir, não é aquele livro que ao terminar de ler você vai devolver para a estante e só adicionar mais uma leitura na sua meta, é um livro que você vai sempre vai lembrar e levar suas lições para o resto da vida.
Nem preciso dizer que ele foi favoritado tanto nas minhas leituras quanto no meu coração. Vale muita a pena ler.
"Nossa vida não acaba quando morremos."