Entrar
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições5
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas10
    • Leitores397
    • Similares1

    Pureza -

    José Lins do Rego

    José Olympio
    2012
    240 páginas
    8h 0m
    ISBN-13: 9788503010603
    Português Brasileiro
    3.9
    112 avaliações
    Leram237Lendo14Querem144Relendo0Abandonos2Resenhas10
    Favoritos3Desejados144Avaliaram112

    Lourenço de Melo, personagem principal e narrador, é um homem atormentado, com uma sensibilidade mórbida, que receia ficar doente e teme o sexo. Um ser sem muita vontade que decide viajar para o interior do Nordeste em busca de si mesmo. Pureza foi publicado em 1937 e retrata um espaço nordestino verde, tranquilo e bucólico.

    Edições (5)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (10)Ver mais
    tiago alvez picture
    tiago alvez21/01/2017Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Morbidez

    Primeiro romance de José Lins do Rego, publicado após o término do ciclo da cana-de-açúcar; História banal transcorrida num ambiente interiorano bastante bucólico, narrada e protagonizada por Lourenço de Melo, personagem bastante atormentado e que acredita trazer consigo o germe lúgubre da morte, devido as perdas prematuras e dolorosas da mãe e da irmã por tuberculose e a do pai devido a problemas cardíacos. O personagem é bastante introspectivos e por alguns momentos me lembrei de Carlos de Melo, personagem principal dos três romances iniciais do ciclo da cana-de-açúcar, principalmente pela covardia e pelo mal que ele acarreta na vida dos que estão a sua volta, como se ele fosse um ser carregado de mau agouro e que traz consigo a morte e o sofrimento aqueles que o cercam, seja pela morte de seus familiares e pela quase semi-escravidão de sua criada Felismina, e das pessoas de pureza, pequena localidade na qual Lourenço foi buscar retiro para recuperar as forças devido a sua fraqueza. Um dos pontos fortes do romance é a bela descrição dos cenários, e a crítica social já contida nos romances anteriores, a forma desumana em que os pobres vivem sendo tratados como se fossem animais pelos grandes proprietários de terra, e da falta de perspectivas das mulheres de buscar um futuro diferente que não seja o casamento arranjado, no fim esse é o ponto mais elevado do romance a denuncia a esse provincianismo arraigado no nordeste, como se estivesse parado no tempo.

    11 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 112
    • 5 estrelas32%
    • 4 estrelas31%
    • 3 estrelas25%
    • 2 estrelas10%
    • 1 estrelas2%
    José Lins do Rego Cavalcanti profile picture

    José Lins do Rego Cavalcanti

    Categorizado como autor "regionalista" e político, Lins do Rego sempre foi dotado de uma "sensibilidade à flor da pele", "sinceridade diante da vida" e "autenticidade". Seu contato com o mundo rural do Nordeste lhe deu a oportunidade de, nostálgica e criticamente, relatar suas experiências.

    55 Livros
    201 Seguidores
    Paraíba, Brasil

    José Lins do Rego Cavalcanti