Para uma escrita dos anos mil novecentos e tantos e para uma pessoa que está acostumada a ler livros da atualidade com assuntos comuns e romances clichês,eu digo com tranquilidade que esse é um ótimo livro para se passar o tempo e descobrir sobre amizades.
Amo minha professora de geo e acho ela uma mulher incrível,aí vocês me perguntam "o que sua professora tem a ver com isso??" simplismente tudo.
Lembro de ouvir ela dizer que leu toda a coleção dos livros da série vaga-lume e sobre passar horas na biblioteca da escola,lembro de eu já ter lido dois livros dessa série para um trabalho de português e ter gostado,por isso apenas por curiosidade (e indicação da minha prima) peguei mais um pra adicionar na conta.
Tonico e Carniça é ambientado em plena época da ditadura,nos anos mais duros pra serem vividos,onde liberdade de expressão era um sonho distante.
O livro trata sobre temáticas que infelizmente encontramos até hoje,como: a pobreza,a violência,problemas de escolaridade e o preconceito (não só social como de cor).Tudo no meio da euforia e a alegria que são as brincadeiras das crianças na rua e os jogos de futebol que não pode faltar.
Ótimo livro pra se usar na escola ou pra se sentar na varanda e passar um tempo e ainda aprender coisas como cultura e entender onde vivemos.
Apenas digo: a coleção vaga-lume é o harry potter de hoje em dia (tirando todo o papo de magia e bruxos,mas com muito mistério!!)
p.s. continuação cadê a minha continuação
hein José Resende Filho e Assis Brasil 🤨🤨