Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições5
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas647
    • Leitores17471
    • Similares4
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Caim -

    José Saramago

    Companhia das Letras
    2009
    172 páginas
    5h 44m
    ISBN-13: 9788535915396
    Português
    4.2
    6925 avaliações
    Leram11190Lendo420Querem5630Relendo12Abandonos219Resenhas647
    Favoritos779Desejados5630Avaliaram6925

    Neste novo romance, o vencedor do prêmio Nobel José Saramago reconta episódios bíblicos do Velho Testamento sob o ponto de vista de Caim, que, depois de assassinar seu irmão, trava um incomum acordo com deus e parte numa jornada que o levará do jardim do Éden aos mais recônditos confins da criação. Se, em O Evangelho segundo Jesus Cristo, José Saramago nos deu sua visão do Novo Testamento, neste Caim ele se volta aos primeiros livros da Bíblia, do Éden ao dilúvio, imprimindo ao Antigo Testamento a música e o humor refinado que marcam sua obra. Num itinerário heterodoxo, Saramago percorre cidades decadentes e estábulos, palácios de tiranos e campos de batalha, conforme o leitor acompanha uma guerra secular, e de certo modo involuntária, entre criador e criatura. No trajeto, o leitor revisitará episódios bíblicos conhecidos, mas sob uma perspectiva inteiramente diferente. Para atravessar esse caminho árido, um deus às turras com a própria administração colocará Caim, assassino do irmão Abel e primogênito de Adão e Eva, num altivo jegue, e caberá à dupla encontrar o rumo entre as armadilhas do tempo que insistem em atraí-los. A Caim, que leva a marca do senhor na testa e portanto está protegido das iniquidades do homem, resta aceitar o destino amargo e compactuar com o criador, a quem não reserva o melhor dos julgamentos. Tal como o diabo de O Evangelho, o deus que o leitor encontra aqui não é o habitual dos sermões: ao reinventar o Antigo Testamento, Saramago recria também seus principais protagonistas, dando a eles uma roupagem ao mesmo tempo complexa e irônica, cujo tom de farsa da narrativa só faz por acentuar.

    Edições (5)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover

    Similares (4)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (647)Ver mais
    Morgoth  picture
    Morgoth 27/05/2024Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Caim e o prisma sobre um Deus vingativo.

    "Não gostarás do que vais ouvir, Que isso não te importe, fala, É simples, matei abel porque não podia matar-te a ti, pela intenção estás morto, Compreendo o que queres dizer..." ——————————————————————— Saramago laureado com o Prêmio Nobel de Literatura subverte novamente a Bíblia Sagrada após dezoito anos da publicação polêmica do livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Com uma forma única em sua maneira de escrever José Saramago utiliza ao bel-prazer as pontuações tornando um tanto quanto estranha para qualquer novo leitor desavisado. Mas não tema, pois narrativa é simples, direta tornando-se fluida naturalmente. Então qualquer estranhamento inicial será esquecido sem nem se dar conta… além de ser um livro com poucas páginas. Não tenho intenção de contar os detalhes das aventuras, desventuras, assassinatos, alegrias e pesares de Caim. Não, muito pelo contrário deixarei os sabores da leitura e suas surpresas para que você possa descobrir. Quero apenas compartilhar de forma sucinta o meu sentimento ao ler Caim. Caim ao procurar agradar Deus e ao se ver negado por Ele, pois o sacrifício de Abel seu irmão agrada mais ao Senhor, acaba por assassinando-o brutalmente. Tendo como castigo Caim não poderá ser morto carregando um sinal em sua testa, mas o que nem Deus e tão pouco Caim esperavam que desse ponto em diante ele viajaria pelo tempo. Eis então todo pilar desde pequeno livro, um Caim que percorre de maneira não linear vários momentos bíblicos e encontrando sobre seus olhos um extenso rastro de sangue, dor, injustiças e apostas de um Deus cruel. Maneira sensível, extraordinariamente humana na qual Saramago representa a pequenez do homem diante de uma força muito além da sua compreensão, mas na qual torna-se visível o quanto somos descartáveis. Pontudo e visceral o livro traz vários questionamentos simples tornando ainda mais interessante e inquestionável nossas escolhas no mundo e as escolhas de Deus sobre o mundo. Evolução do personagem ao longo das transições entre sua jornada e reflexões torna-o compreensível e até mesmo mais próximos do leito. Nada aproxima mais as pessoas do que suas dores. Enfim… sem mais detalhes… boa leitura. ——————————————————————— "Vou-me embora, disse, já não suporto ver tantos mortos à minha volta, tanto sangue derramado, tantos choros e tantos gritos..."

    131 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 6925
    • 5 estrelas43%
    • 4 estrelas37%
    • 3 estrelas16%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas1%
    José Saramago profile picture

    José Saramago

    José de Sousa Saramago é um escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, em inglês) foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira (cineasta) adapta um conto retirado do livro "Objecto Quase", conto esse que viria dar nome ao filme Embargo (filme), uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha. Nasceu na província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento. Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, é membro do Partido Comunista Português e foi director do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado com a espanhola Pilar del Río, Saramago vive atualmente em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

    116 Livros
    3.952 Seguidores

    José Saramago