Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores8
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Mil Tons - O Meu Millôr

    Millôr Fernandes

    E-Galáxia
    2016
    180 páginas
    6h 0m
    ISBN-13: 9788584740925
    Português Brasileiro
    3.8
    2 avaliações
    Leram6Lendo1Querem1Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos0Desejados1Avaliaram2

    Mil tons O meu Millôr é uma biografia singular. Já no título podemos notar a marca da subjetividade. O jornalista Alberto Villas acompanha a trajetória de Millôr desde O Cruzeiro, quando Villas ainda era uma criança vivendo em Minas Gerais. Nunca deixou de seguir os passo de Millôr: de Paris ou de São Paulo, recortando as páginas do humorista nas revistas Veja, IstoÉ, O Pasquim e em diversos jornais.Nesta biografia afetiva encontramos o gênio de Millôr Fernandes por inteiro: desenhista, tradutor, frasista, dramaturgo, poeta, fabulista e, principalmente, um grande humorista. Também conhecemos uma geração fortemente influenciada por sua pena. Nos momentos mais duros da história recente brasileira, lá estava o humorista carioca aliviando a barra de uma geração que sofria com as privações impostas pela ditadura militar. Acompanhamos também a redemocratização do Brasil, os anos FHC e a chegada do PT ao governo.Nesse movimento de se colocar como interlocutor do biografado, sem com isso abrir mão do rigor bibliográfico, Alberto Villas toca em um dos pontos mais sensíveis da crítica cultural atual: a recepção das obras.Este é também um livro de história do Brasil. Incomum. Os fatos do país e do mundo estão filtrados pela forma que toda uma geração leu, riu e consegui tocar em frente, graças às tiradas semanais de Millôr Fernandes.Como diz o autor do livro: “O meu Millôr que apresento neste livro é uma figura única. Se surgir algum parecido, recuso imitações.”Com prefácio de Paulo Werneck, curador da FLIP na ocasião em que Millôr Fernandes foi o homenageado principal do evento.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Letícia Rosa picture
    Letícia Rosa29/10/2016Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    O livro Mil Tons - O Meu Millôr foi escrito por Alberto Villas e publicado este ano pela editora E-Galáxia. A obra é uma biografia de Millôr Fernandes, que a maioria de nós conhece dos jornais. Logo no início da sinopse lemos que este livro é uma "biografia singular". No começo não entendi porque, mas depois de começar a leitura descobri que realmente esta foi uma biografia ímpar. Para quem não conhece, não lembra, ou tem um vago conhecimento de quem é Millôr, aqui vai um resumo da biografia (que passa muito longe da qualidade que Alberto Villas deu a ela): ele foi um dramaturgo, desenhista, humorista, escritor, tradutor e jornalista brasileiro. Natural do Rio de Janeiro, perdeu o pai ainda quando criança e alguns anos depois também perde a mãe. Millôr começa sua carreira na revista O Cruzeiro e passa por várias revistas grandes e pequenas durante sua carreira, sempre fazendo um grande sucesso. Morreu em 2012 e, ainda hoje, faz sucesso nas sessões de quadrinhos de grandes jornais. A biografia de Alberto Villas recebe, e merece, o título de singular, pois é uma biografia de um fã. Ele acompanha a carreira de Millôr desde sua infância e, sinceramente, ele é um grande tiete: compra tudo que vê pela frente que tenha algo de Millôr Fernandes. É uma visão bem diferente de uma biografia já que ele não conta somente a vida dele, mas sim a influência que representou na sua vida. Durante a obra vemos a situação do Brasil, o desenvolvimento de Alberto e os altos e baixos da carreira de Millôr Fernandes. Uma coisa que eu me diverti muito com o livro foi que o escritor consegue transmitir a sensação de fã através das páginas. Apesar de conhecer pouco Millôr eu me senti mal quando as publicações na Veja acabam, quando ele sai d'O Cruzeiro, o choque de quando a idolatria pelo ídolo é abalada, como quando ele discorda da opinião de uma das edições de Millôr Fernandes. Quando fui escolher este livro entre os sugeridos pela editora para a leitura do mês eu resolvi escolhê-lo para me arriscar novamente no gênero biografia, mas fiz isso com um certo receio, já que é um gênero que não tenho muito contato. Mas foi uma escolha excelente! Se a primeira biografia que tentei ler, anos atrás, fosse tão boa assim, provavelmente eu gostaria muito mais desse gênero!! Foi uma leitura muito fluida, fácil, a história não ficou dando voltas sem fim, a escrita de Alberto Villas é cativante e o ponto de vista de fã foi uma excelente escolha. Para quem gosta de biografias é uma leitura necessária. Para quem deseja se aventurar neste gênero, recomendo este livro como um início, vai deixar com um gostinho de quero mais.

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    3.8 / 2
    • 5 estrelas50%
    • 4 estrelas0%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas50%
    • 1 estrelas0%
    Milton Viola Fernandes profile picture

    Milton Viola Fernandes

    Desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Conquistou notoriedade por suas colunas de humor gráfico em diversas publicações, valendo-se da ironia e sátira para criticar o poder e as forças dominantes.

    65 Livros
    169 Seguidores
    Rio de Janeiro, Brasil

    Milton Viola Fernandes