Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores17
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Histórias de Terror da Idade Média ((Clássicos do Horror) #Livro 7) -

    Manuel Soriano

    TRIUMVIRATUS
    2016
    43 páginas
    1h 26m
    ISBN-10: B01C0MHKI0
    Português Brasileiro
    3.4
    7 avaliações
    Leram12Lendo0Querem5Relendo0Abandonos0Resenhas2
    Favoritos0Desejados5Avaliaram7

    A Idade Média produziu algumas boas narrativas que poderíamos, nos dias de hoje, inserir nas categorias do fantástico e do terror. “O Vaso Macabro”, do grande escritor toscano Giovani Boccaccio, é uma trágica e lúgubre narrativa. O fantasma de um jovem traiçoeiramente assassinado aparece à sua amada, revelando segredos que a induzem a atitudes de indizível morbidez. “A História de Sidi Norman”, das “Mil e Uma Noites”, é um conto que aborda entes perniciosos como feiticeiras e ghilan (ou ghouls), estes últimos entidades demoníacas que atacam e devoram seres humano e que, na falta dessas presas, alimentam-se de cadáveres exumados das entranhas dos cemitérios. Também integrante das “Mil e Umas Noites”, “Simbad e o Velho do Mar” conta a história de um náufrago terrivelmente escravizado por uma maligna e tirânica criatura. “O Mago e o Deão”, do príncipe castelhano Juan Manuel, a despeito de seu caráter moralizante e exemplar, é um primor do conto fantástico. A sua estrutura narrativa é incrivelmente moderna e parece antecipar o estilo que celebrizou séries como “Além da Imaginação” (“The Twilight Zone”) e “Histórias Maravilhosas” (“Amazing Stories”). O Diabo sempre esteve presente no cotidiano da Idade Média, armando as suas nefandas armadilhas e ludibriando os homens. A um homem que perdeu a sua fortuna, promete o demônio ajudá-lo na recuperação de suas riquezas. Os contos “O Amigo do Demônio”, do infante Dom Juan Manuel, e “O Cavaleiro e o Pacto com o Diabo”, atribuído ao frade de Alcobaça Hermenegildo de Tancos, abordam este assunto tão caro ao espírito medieval. Esta última narrativa talvez se constitua num dos mais antigos textos em prosa do galego-português. A versão que ora apresentamos está um quê modernizada, mas, no apêndice, damos ao leitor o texto escrito em português arcaico. Os contos de Juan Manuel e Hermenegildo de Tancos, conquanto semelhantes, têm desfechos opostos. Se no conto do padre português há redenção, no do príncipe espanhol a astúcia do Diabo, para a desgraça de quem nele confiou, resulta prevalecente. Conteúdo: "O Vaso Macabro" (Giovanni Boccaccio), "A História de Sidi Noman" (Anônimo), "Simbad e o Velho do Mar" (Anônimo), "O Mago e o Deão" e "O Amigo do Demônio" (Juan Manuel de Castela), "O Cavaleiro e o Pacto com o Demônio" (Frei Hermenegildo de Tancos). Tradução e adaptação: Paulo Soriano.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    Euler picture
    Euler09/10/2019Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Como o Terror mudou

    Uma donzela e uma cabeça enterrada num vaso de barro só Guy de Maupassant. O terror mudou, mas suas raízes ainda são as mesmas.

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    3.4 / 7
    • 5 estrelas0%
    • 4 estrelas43%
    • 3 estrelas57%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Manuel Soriano profile picture

    Manuel Soriano

    Manuel Soriano nasceu em Buenos Aires em 1977 e mora em Montevidéu desde 2005. É diretor da editora infantil Topito Ediciones e autor dos livros de contos "La carícia como método de tortura" (2007) e "Variaciones de Koch". " (Alfaguara, 2012) -que recebeu o Prêmio Narrador Nacional da Banda Oriental-, o livro infantil "As Aventuras da Girafa e do Cachorro" (Prêmio Fundo Contestável do Ministério da Cultura, 2011), e os romances "Rugby" ( Alfaguara, 2010) e “Fade to white” (Criatura Editora, 2013). Em 2015 ganhou o Prêmio Clarín Novela 2015 pelo livro "O que se sabe sobre Patricia Lukastic?", com júri composto por Sylvia Iparraguirre, Leonardo Padura e Sergio Ramírez. "Nine Ways to Fall" é seu último livro de contos. Há alguns anos ficou obcecado em saber com precisão e detalhes de onde vinham algumas das melodias que acompanham canções já clássicas ds fãs argentinos. Essa obsessão se tornou um projeto de livro que, por enquanto, se chama “Canten, putos" Fonte https://www.revistaanfibia.com/autor/manuel-soriano/

    6 Livros
    0 Seguidor

    Manuel Soriano