Eis o belo legado em forma de livro: O Clube do Livro. Ser Leitor, que diferença faz? de Luzia de Maria.
Bom, em linhas gerais, o livro apresenta ideias e projetos de como amalgamar educaçao, literatura e leitura. Isso parece simples e, teoricamente, parece que já existe. Nao obstante, no bojo de uma escola pública, da decada de 80, no Rio de Janeiro, nem tudo era bem simples.
Imagina convencer e, ao mesmo tempo, atrair estudantes para leituras, de maneira voluntaria para ler livros. Esses mesmo estudantes mal possuem um impeto de cumprir as atividades obrigatórias da escola. Como "conquistá-los"? Conheça o que fez essa professora, Luiza de Maria, por meio dessa maravilhosa obra.
O livro apresenta ainda depoimentos de ex-alunos que expoem como a leitura daquela epoca provocou mudanças e revolucionou sua vida e suas carreiras.
Olha, você vai adorar esse livro! Confesso que senti-me impelido até a montar um clube de leitura (calma!).
Ademais, o livro apresenta tanto no seu inicio como no desfecho, diversas dicas de livros, de leituras marcantes (Exemplo: O leitor, que tornou-se filme) e grandes escritores.
E, por fim, concordando com ela, apresentou também uma breve mas interessante descrição acerca da trajetória de nosso maior escritor nacional: Machado de Assis. Como foi sua formação, sua carreira, seu trabalho, os meandros de suas escritas e, principalmente, como a leitura foi fundamental para sua carreira. Impressionante!!