Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas68
    • Leitores5647
    • Similares2
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    50 contos (Coleção Listrada) - Seleção, introdução e notas por John Gledson

    Machado de Assis

    Companhia das Letras
    2007
    496 páginas
    16h 32m
    ISBN-13: 9788535910391
    Português Brasileiro
    4.4
    1195 avaliações
    Leram2329Lendo567Querem2608Relendo12Abandonos131Resenhas68
    Favoritos158Desejados2608Avaliaram1195

    Antologia indispensável com o melhor dos contos do grande escritor brasileiro. Um homem que tem o estranho prazer de torturar ratos, e encara a morte da mulher com a mesma satisfação; outro que, abandonado numa fazenda, se olha num espelho e descobre que seu reflexo desapareceu; uma mulher tão obcecada em esconder a idade que impede a filha de se casar; um afortunado compositor de melodias populares que deseja desesperadamente escrever música clássica; um rapazinho de quinze anos que se deixa empolgar pela visão dos braços de uma mulher mais velha; um casal empobrecido que adora dançar e termina esbanjando numa festa o prêmio ganho na loteria... Essas são algumas das situações e personagens desta nova antologia de contos de Machado de Assis, que inclui textos famosos, mas também escolhas menos usuais, além de uma apresentação convidativa e de notas esclarecedoras. Seja você um aficionado pela obra de Machado ou apenas um entusiasta da boa literatura, a amplitude e sutileza destes escritos, o prazer que se extrai da maneira como as histórias são contadas e da observação de pequenos detalhes vão fazê-lo ler, reler e redescobrir o maior escritor brasileiro. Carlos Drummond de Andrade dizia que ler Machado de Assis era uma tentação permanente, quase como um vício a que tivesse de resistir: não há melhor lugar para se dedicar a esse vício do que este livro.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (68)Ver mais
    Kaio Rodrigues picture
    Kaio Rodrigues14/03/2021Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Coloquei esse livro na minha meta de leitura para sair um pouco da zona de conforto e foi uma boa experiência. Machado de Assis é um dos grandes nomes da literatura brasileira – se não o maior. Entretanto, sempre tive um pouco de receio em relação as obras dele principalmente pela vivência escolar. Então decidi começar pelos contos como uma forma de conhecer melhor o autor. Achei os textos iniciais bem interessantes, mas após algum tempo a leitura ficou arrastada para mim e somente da metade para frente consegui recuperar um pouco o ritmo. O mais interessante é que sempre existe um critica ou ideia por trás dos seus textos. Alguns contos como: As Academias de Sião, A Causa Secreta, Evolução e O Alienista, foram os que mais me chamaram atenção pela visão de Machado bem a frente do seu tempo. Nesses textos ele aborda questões como a transexualidade, sadismo, as ferrovias no Brasil e a soberania dos médicos alienistas e a forma como as pessoas com transtornos mentais eram tratadas. Por fim, Machado de Assis aborda diversas outras questões – principalmente o adultério. Além disso, é muito bom conhecer um pouco mais da nossa identidade e ler Machado é uma boa maneira de fazer isso, pelos costumes da época, a forma de escrita, críticas sociais, entre outros fatores.

    54 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.4 / 1195
    • 5 estrelas52%
    • 4 estrelas32%
    • 3 estrelas13%
    • 2 estrelas2%
    • 1 estrelas1%
    Joaquim Maria Machado de Assis profile picture

    Joaquim Maria Machado de Assis

    Joaquim Maria Machado de Assis, jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis. Filho do operário Francisco José de Assis e de Maria Leopoldina Machado de Assis, perdeu a mãe muito cedo, pouco mais se conhecendo de sua infância e início da adolescência.

    821 Livros
    8.095 Seguidores
    Rio de Janeiro, Brasil

    Joaquim Maria Machado de Assis