Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores11
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Serviço social e trabalho - Porque o serviço social não é trabalho

    Sergio Lessa

    Coletivo Veredas
    2012
    103 páginas
    3h 26m
    ISBN-13: 9788565999038
    Português Brasileiro
    4
    7 avaliações
    Leram3Lendo0Querem8Relendo0Abandonos0Resenhas2
    Favoritos1Desejados8Avaliaram7

    Há alguns anos, quando a discussão acerca da proposta de identificação entre trabalho e Serviço Social ganhou corpo e se converteu em um dos eixos do currículo das Escolas de Serviço Social, ocorreu-me a necessidade de redigir um texto acerca da questão. O andamento do debate, principalmente a sua urgência, levou-me a desdobrar o texto em diversos artigos que poderiam ser publicados mais rapidamente (Lessa, 1999, 2000, 2000a, 2001, 2005). Hoje temos a oportunidade de apresentar, reunidos em um único texto e integrados, os argumentos e considerações a nosso ver mais pertinentes. Argumentaremos que a proposta de se conceber o Serviço Social como um “processo de trabalho”, com uma matéria-prima, produto, etc., não apenas dificulta a compreensão das particularidades da profissão, como ainda expressa um afastamento de algumas das categorias fundamentais de Marx. Argumentaremos, também, que talvez essa proposta reflita uma nova qualidade da relação do Serviço Social com as Ciências Humanas em geral e traga a marca do período histórico em que vivemos, marcado pela contrarrevolução. Essas são as teses fundamentais deste livro.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    Valéria Cunha Rosa picture
    Valéria Cunha Rosa30/09/2022Resenhou um livro
    2.5 (Razoável)

    O livro não é ruim, apenas discordo do conteúdo hahaha prefiro ir na linha da Marilda Iamamoto, q nos coloca como parte da classe trabalhadora, q é oq somos!!

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4 / 7
    • 5 estrelas43%
    • 4 estrelas29%
    • 3 estrelas29%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
     Sergio Afranio Lessa Filho profile picture

    Sergio Afranio Lessa Filho

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Pós Graduação Em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, e membro da comissão editorial da revista Crítica Marxista (São Paulo). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: lukács, ontologia, marxismo, trabalho e marx.

    15 Livros
    9 Seguidores
    Ceará, Brasil

    Sergio Afranio Lessa Filho