Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas9
    • Leitores631
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Amor, Desejo e Psicanálise -

    Ana Suy

    Juruá
    2015
    106 páginas
    3h 32m
    ISBN-13: 9788536254074
    Português Brasileiro
    4.4
    89 avaliações
    Leram138Lendo29Querem460Relendo0Abandonos4Resenhas9
    Favoritos8Desejados460Avaliaram89

    A presente obra investiga a relação entre o amor e o desejo na teoria de Freud e de Lacan. Inicialmente destaca-se o modo como o desejo nasce e em seguida como o amor aparece, para então se analisar as convergências e divergências que há entre o amor e o desejo. Demonstra-se que amor e desejo se aproximam apenas no que tange ao seu nascimento, mas que em vários outros pontos eles se afastam, ou se opõem. Nesse ponto chega-se à importância do conceito de gozo, que é o que está entre o amor e o desejo, ora unindo-os, ora separando-os. Estudar-se-á, então, as maneiras como amor, desejo e gozo se presentificam no modo como as relações amorosas se constituem, diferenciando os modos com que essas amarrações se fazem para o homem e para a mulher. Ao final, falar-se-á da articulação entre amor, desejo e gozo que a palavra de amor possibilita.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (9)Ver mais
    Paulo Silas Taporosky Filho picture
    Paulo Silas Taporosky Filho19/04/2021Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Com a proposta de investigar a relação entre o amor e o desejo na perspectiva da psicanálise, Ana Suy Sesarino Kuss toma como base as teorias de Freud e Lacan para demonstrar como se dá a relação de aproximação e afastamento desses dois conceitos. Sendo dois termos que representam coisas que surgem como resposta para a falta (que nunca é eliminada), a conceituação de cada qual é articulada a fim de que a relação objetivada na obra possa ocorrer levando em conta tudo aquilo que forma cada um desses conceitos, resultando assim num interessante e estimulante estudo psicanalítico que dialoga com a questão dessa conjunção. Ao longo de quatro capítulos, o livro caminha na direção do apontamento das distinções e aproximações do amor e do desejo. No primeiro, "Desejo, demanda e necessidade", a estrutura da qual nasce o desejo é explicada, expondo ainda alguns importante conceitos psicanalíticos como "das ding" e a fantasia. No capítulo seguinte, "O nascimento do amor", o protótipo infantil que funda a ideia do amor (que vai repercutir no 'eu' como primeiro amor) é exposto em seu desenvolvimento até a fase do amor transferencial. No terceiro capítulo, "O amor como tentativa de resposta ao desejo", algumas considerações sobre a Teoria da Falta de Objeto são feitas, resultando na explanação sobre a ideia do amor cortês. No último capítulo, "Amor, desejo e gozo", a noção lacaniana de gozo é apresentada em seus diversos paradigmas, possibilitando assim que se realize um enlace pelas palavras entre amor, desejo e gozo. É dessa forma que a autora trilha sua exposição de ideias no decorrer da obra com o fim (notoriamente alcançado) de resultar no êxito da pretensão anunciada. O desejo circula, deslizando de objeto em objeto, buscando suprir a falta - a qual nunca é preenchida. De igual modo o amor não pode eliminar a falta. A falta constitui a psique, pelo que tanto o desejo quanto o amor significam respostas diferentes que buscam afastar a falta, mas sempre sem sucesso. Para além dessa aproximação, amor e desejo se constituem como coisas distintas, não sendo possível unir de forma estável esses dois conceitos. É justamente nesse sentido que se dá a conclusão dessa ótima obra: "é pela impossibilidade da existência da relação sexual que encontramos a possibilidade do amor", pois são justamente as disjunções entre esses que os mantém operantes enquanto tais - "o amor aparece como aquilo que faz uma pausa na metonímia do desejo, mas não a paralisa em definitivo".

    10 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.4 / 89
    • 5 estrelas54%
    • 4 estrelas29%
    • 3 estrelas15%
    • 2 estrelas1%
    • 1 estrelas1%
    Ana Suy profile picture

    Ana Suy

    Ana Suy é psicanalista, professora universitária e pesquisadora. Autora de Amor, desejo e psicanálise, Não pise no meu vazio, As cabanas que o amor faz em nós, A corda que sai do útero e coautora de O infamiliar na contemporaneidade: o que faz família hoje?, dedica-se ao amor como objeto principal de suas pesquisas e escrita. A gente mira no amor e acerta na solidão é seu primeiro livro pela Editora Planeta.

    4 Livros
    265 Seguidores

    Ana Suy