Não vou negar, eu sou uma pessoa extremamente fascinada por detalhes e complexidade, principalmente na literatura e O talentoso Mr. Ripley acabou sendo isso e muito mais. Foi uma experiência divertida e bem diferente do que eu imaginava. Eu ouvi falar do filme adaptado dessa preciosidade literária e que o dito cujo lembrava um pouco o tão comentado e, fatídico Saltburn. — que, aliás, eu gostei bastante —, e isso obviamente me deu uma certa curiosidade a respeito da obra e daí que eu li e, que experiência gente, que experiência.
Ripley é um tipo de personagem que vai te causar milhares de sentimentos e de certa forma até mesmo algum tipo de fascínio durante a leitura. Ele é um personagem integrante, com diversas camadas dentro de uma narrativa deliciosa e uma leitura daquelas que eventualmente irá te prender na cama e te fazer esquecer que mundo real existe, pensar que todo o livro é contextualizado durante uma época em que pouco se discutia a respeito da psicopatia e que tudo aquilo que ainda iria ser descoberto é massa demais. A autora brincou muito bem com isso. Adorei ler sobre a mente do personagem Ripley, tanto como si, — se é que ele realmente já foi um si —, quanto o grande falso que ele pode ser. Foi perfeito quando a autora fez com que eu me julgasse profundamente por, inúmeras vezes meio que torcer por um psicopata manipulador e até mesmo me fazer cair na tão falada boa lábia do sujeito repugnante, Ripley.
Por ser um clássico de 1955 há muitos elementos da época e diversas narrativas que na atualidade são improváveis mas que, mesmo assim, continuam palpáveis. Tudo é tão facilmente questionável, mas até que ponto? Será isso? Será aquilo?
Sendo o livro um clássico de 1955, eu estava esperando que a leitura fosse muito mais difícil e cansativa, mas fui bem ingênuo, porque na verdade a leitura se mostrou bem mais fácil do que os outros clássicos que li, é bem imersiva e fluida na grande maioria dos capítulos, quais também não são tão longos e extensos como a maioria dos clássicos, e as partes tensas e sangrentas são de tirar o chapéu, todo o suspense e toque criminal do livro é realmente um acontecimento, eu recomendo demais o livro para quem gosta de suspense, thriller, romance psicológico e etc.