Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas49
    • Leitores2284
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaqueCadastro de livrosCadastro de autores

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Manual da faxineira - Contos escolhidos

    Lucia Berlin

    Companhia das Letras
    2017
    536 páginas
    17h 52m
    ISBN-13: 9788535928112
    Português Brasileiro
    4.3
    412 avaliações
    Leram558Lendo128Querem1554Relendo2Abandonos42Resenhas49
    Favoritos93Desejados1554Avaliaram412

    <b>Pela primeira vez no Brasil, a obra de uma lendária contista norte-americana que vem conquistando cada vez mais leitores.</b> Lucia Berlin teve uma vida repleta de eventos e reviravoltas. Aos 32 anos, já havia vivido em diversas cidades e países, passado por três casamentos e trabalhado como professora, telefonista, faxineira e enfermeira para sustentar os quatro filhos. Lutou contra o alcoolismo por anos antes de superar o vício e tornou-se uma aclamada professora universitária em seus últimos anos de vida. Desse vasto repertório pessoal, Berlin tira inspiração para escrever os contos que a consagraram como uma mestre do gênero. Com a bravura de Raymond Carver, o humor de Grace Paley e uma mistura de inteligência e melancolia, Berlin retrata milagres da vida cotidiana, desvendando momentos de graça em lavanderias, clínicas de desintoxicação e residências de classe alta da Bay Area.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (49)Ver mais
    Rayssa R. Rodrigues picture
    Rayssa R. Rodrigues12/07/2023Resenhou um livro
    4.5 (Muito bom)

    Literatura viva

    Nessa coletânea de contos temos 46 histórias produzidas por Lucia Berlin (1936-2004) ao longo dos anos 60 aos 80. A autora produziu uma quantidade considerável de contos - são 76 obras ao total. Lucia viveu em diversas cidades pelos Estados Unidos, boa parte deles no Sul do país, de onde partem muitas das histórias deste livro. Lendo sobre a vida da autora, percebe-se que a maioria dos contos são baseados em suas próprias experiências, entre elas o alcoolismo, a doença de sua irmã, seus trabalhos como professora, faxineira, assistente de médico, enfermeira, etc. A prosa de Lucia Berlin me conquistou profundamente. As histórias são cheias de vigor, cores, cheiros, comidas, pessoas de todos os tipos. É uma escrita muito verdadeira, em constante contato com um mundo vivo. Ao mesmo tempo em que demonstra um certo humor e ironia, a autora consegue passar uma sensibilidade muito cativante. As histórias mais tristes são desoladoras, mas não deixam aquele gosto ruim ao final. Sua espirituosidade perpassa para o texto de forma muito natural. Isso se percebe sobretudo na sua construção dos personagens. Extremamente vívidos e tridimensionais, os personagens carregam muita profundidade de pensamentos e, por consequência, nos tragam logo para dentro da narrativa, de modo que se torna difícil parar de ler. Muitos dos personagens, aliás, repetem-se ao longo dos contos. Suas histórias são contadas como uma espécie de quebra cabeça e a conta gotas, tudo de forma sutil, trazendo ainda mais complexidade para o livro. Ao final, não posso dizer que amei todos os contos, mas os que amei, amei infinitamente. Também não posso dizer que há uma história ruim nesse livro. Há algumas mais intensas, outras mais rápidas e mais superficiais, mas no geral são todas muito boas. E depois, quando descobri que essa obra foi baseada na vida real da autora, tudo ficou ainda mais interessante.

    37 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 412
    • 5 estrelas45%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas11%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas1%
    Lucia Berlin profile picture

    Lucia Berlin

    Lucia Brown Berlim, conhecida como Lucia Berlin (Juneau, Alasca, 12 de novembro, 1936 - Marina del Rey, Los Angeles, 12 de novembro de 2004) foi uma escritora estadunidense. Ela escreveu 77 histórias cujos temas estavam ligados com a sua personalidade e a experiência de uma vida complexa que fez como críticos literários, em caráter sangrenta e legenda com uma história de amor conturbado, alcoolismo, graves problemas econômicos resolvidos limpando as casas dos outros, problemas de saúde, etc. Seu trabalho tem sido comparado com Hemingway e Carver. Em 1991 Homesick ganhou o American Book Award, mas o seu trabalho foi esquecido durante anos até que em 2015 foi publicado, postumamente Manual da Faxineira, um livro que foi considerado pelos principais revistas literárias como um dos melhores do ano.

    6 Livros
    9 Seguidores
    Alasca, Estados Unidos da América

    Lucia Berlin