Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores65
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Genealogia da ferocidade - Ensaio sobre <i>Grande Sertão: Veredas</i> de Guimarães Rosa

    Silviano Santiago

    CEPE
    2017
    114 páginas
    3h 48m
    ISBN-13: 9788578584733
    Português Brasileiro
    3.6
    14 avaliações
    Leram21Lendo1Querem43Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos0Desejados43Avaliaram14

    Genealogia da ferocidade volta a comprovar a potência da ensaística de Silviano Santiago. Ele aponta como a tradição crítica sempre esteve mais interessada em domesticar a monstruosidade da escrita rosiana do que em deixar-se seduzir pela originalidade da beleza selvagem de Grande Sertão: Veredas. O "monstro Rosa" (como Silviano descreve o romance) não aceita domesticação. Esse ensaio inaugura o selo Suplemento Pernambuco, voltado a obras que pensam as relações entre literatura e o contemporâneo.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Arlindo Ramos picture
    Arlindo Ramos22/03/2021Resenhou um livro
    1 (Ruim)

    Genealogia

    "A imobilidade do morto é responsável pela atitude de morto que torna Tonho invisível enquanto homem aos olhos de Maria-Maria..."

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    3.6 / 14
    • 5 estrelas21%
    • 4 estrelas50%
    • 3 estrelas21%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas7%
    Silviano Santiago profile picture

    Silviano Santiago

    Escritor, poeta, professor, tradutor, ensaista e crítico literário dos mais destacados na literatura brasileira. Começou a escrever na "Revista de Cinema", com um artigo sobre os musicais norte-americanos. Em 1955 ajudou a publicar a revista "Complemento", onde apareceu seu primeiro conto: Os velhos. Em 1959, formou-se em Letras Neolatinas. Sua estréia literária em livro se dá com 4 poetas (1960). Já no Rio de Janeiro, começa a se especializar em literatura francesa, o que o levará ao doutorado na Universidade de Paris, Sorbonne, onde defende tese sobre André Gide. A partir daí vira professor profissional e passa a dar aulas nas universidades de New Mexico, Rutgers, Toronto, New York at Bufafalo e Indiana. No Brasil, lecionou na PUC do Rio de Janeiro na Universidade Federal Fluminense, até se aposentar. Em 1985 publica suas traduções para os poemas de Jacques Prévert e dez anos depois, traduz Por que amo Barthes, de Alain Robbe-Grillet.

    38 Livros
    22 Seguidores
    Minas Gerais, Brasil

    Silviano Santiago