William Fox é um agente do FBI do departamento de Art Crimes, em uma festa organizada pela irmã, acaba conhecendo — muito bem — Amory Vaughn, que está na festa para arrecadar fundos para a fundação filantrópica de sua família. Alguns encontros picantes e obras de arte roubadas, e nós temos a premissa do livro.
Não sei exatamente o que me levou a ler Heart of the Steal, estava procurando outro livro quando este apareceu e simplesmente acabei lendo, mesmo sem nem saber do que se tratava e achando a capa não muito... Animadora. Contudo, não posso dizer que me arrependo.
A alma do livro são os dois personagens e sua relação. Apesar de, no primeiro momento, o enredo parecer intrigante, ele logo cai no romance e o livro se torna apenas sobre isso. O que é uma pena, Will sendo um agente do FBI abre espaço para muitas possibilidades, mas nenhuma delas é aproveitada de verdade, então leia tendo em mente que o livro é sobre isso, romance. Ah, romance gay, claro, com cenas de sexo bastante explícitas.
"'On Monday morning', I said into his ear as I reached around and took him in hand. He cried out, knuckles white where he grabbed the desk. 'I’m going to sit there and imagine you just like this. Legs spread, open and begging for me.'
I licked a stripe up the side of his throat.
'I’m not…begging…' Will gasped, and I smiled against his damp skin.
'No,' I conceded. 'No. Not yet'"
Voltando para nossos personagens, Will é um agente dedicado e competente, mas com uma visão muito branco no preto do mundo, qualquer coisa que abale essa convicção é uma ameaça a sua visão de si mesmo, do mundo e dos outros, e é aí que Vaughn entra. Amory é um milionário que usa seu dinheiro e posição social para burlar os sistemas da maneira que mais o apraz, ah, e também rouba obras de artes uma vez ou outra por diversão. Amory é um amor, o tipo de personagem bom demais para ser verdade e que conquista os leitores em um estalar de dedos. Bonito, confiante, com um passado relativamente triste, com um sendo de humor ótimo, inteligente e loucamente apaixonado pelo Will. Confesso que a devoção dele pelo Will foi exagerada em alguns momentos, dado que eles foram um instalove, mas consegui relevar ante ao pensamento de que quando estamos apaixonados costumamos colocar a outra pessoa em um pedestal.
Os primeiros 40% do livro são os dois se conhecendo, tendo os conflitos iniciais antes de começarem um relacionamento, e o restante não é mais que eles namorando. Isso foi o que mais me incomdou, a falta de um conflito. Existe um pequeno problema no final, mas é muito facilmente resolvido, em nenhum momento eu pensei que as coisas não fossem acabar bem. Esperei durante toda a leitura o momento do clímax, conflito, resolução, talvez até um plot twist, mas nada disso aconteceu. Foi muito frustrante, muito. A história é maravilhosa e cheia de possibilidades — e nenhuma delas foi aproveitada. Eu sinto que teria sido um livro muito melhor se fosse mais do que só o romance.
Apesar de uma cena que foi longa demais, não achei nenhuma delas desnecessária. Tirando o fato das descrições de comidas. Autoras, não creio que a maioria dos leitores esteja interessada em ler três parágrafos sobre o que foi servido na sobremesa. No geral, é um livro bastante... Correto. Não há cenas desnecessárias, o ritmo é bom, a relação entre os dois é bem construída, mesmo com o instalove. Mas falta conflito e profundidade. Talvez a intenção das autoras tenha sido essa, de ser um livro leve, para passar o tempo, mas poderia ter sido tão, tão melhor.
However, gostei muito. Mesmo levando em consideração todos os contras, não consigo deixar de lado o quanto me diverti lendo, o quanto ri e sorri diante do relacionamento entre o Amory e o Will, então, no fim, a maneira como ele fez que eu me sentisse — feliz e com o coração quentinho — foi o que importou. E todas as pontas foram fechadas, achei o final muito satisfatório. Não me lembro a última vez que ri tanto com um livro, ou que li algo tão doce.
O inglês não é a minha primeira língua, mas a escrita das autoras é ótima, algo que eu consegui reparar mesmo em outro idioma.
"I loved William Fox like the rip of lightning through a sky I thought would always be dark. Like a shout echoed back to me from a great depth, rounded by distance and time, but still recognizable. Yes, like the most perfect of perfect thefts. The ones I would never admit to, never acknowledge. The ones where something called to me where before there was only silence and emptiness and here, here, here was the thing that would shine on it with beauty."
Talvez a maior conquista do livro seja ser belo em sua simplicidade. E eu adorei cada segundo que passei lendo.