Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas27
    • Leitores1472
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Valor do Amanhã - Ensaio sobre a natureza dos juros

    Eduardo Giannetti

    Companhia das Letras
    2005
    332 páginas
    11h 4m
    ISBN-10: 8535907351
    Português Brasileiro
    3.9
    298 avaliações
    Leram479Lendo89Querem865Relendo2Abandonos37Resenhas27
    Favoritos17Desejados865Avaliaram298

    Os juros fazem parte da vida de todos os homens - aparecem tanto nas discussões sobre o crescimento econômico da nação como em aspectos miúdos do dia-a-dia. O princípio econômico é simples - o devedor antecipa um benefício para desfrute imediato e se compromete a pagar por isso mais tarde, e quem empresta cede algo de que dispõe agora e espera receber um montante superior no final da transação. Em 'O valor do amanhã', Eduardo Giannetti defende que esse aspecto dos juros é apenas parte de um fenômeno natural maior, tão comum quanto à força da gravidade e a fotossíntese. Enxergar o fenômeno unicamente do ponto de vista comercial obscureceria sua enorme variedade e abrangência. A questão dos juros 'não se restringe ao mundo das finanças, atinge as mais diversas e surpreendentes esferas da vida prática, social e espiritual, a começar pelo processo de envelhecimento a que nossos corpos estão inescapavelmente sujeitos', diz Giannetti. Desde o momento em que aprendeu a planejar sua vida, o homem antecipa e projeta seus desígnios usando esta prática. A noção de juros já 'está inscrita no metabolismo dos seres vivos e permeia boa parte do seu repertório comportamental'. A prática de dieta, a dedicação aos estudos e os exercícios físicos para melhorar a saúde são situações da vida nas quais se manifesta a realidade dos juros. É desta maneira original que Giannetti analisa o tema. Ao extrapolar os limites puramente financeiros do fenômeno, o autor mostra que questões concretas - como a alta taxa de juros no Brasil - têm raízes comportamentais e institucionais ligadas à formação de nossa sociedade. Nos capítulos finais o autor discute os problemas éticos decorrentes da prática de juros extremamente elevados.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (27)Ver mais
    Luiz 2619 picture
    Luiz 261910/04/2020Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Livro interessante

    A velha dicotomia entre o presente e o futuro tem um interessante olhar neste livro. Como pensar o futuro sem descuidar do presente? Como viver o presente sem esquecer o futuro? O livro tem boas reflexões e serve para nos alertar sobre o equilíbrio necessário. Bom livro!

    6 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 298
    • 5 estrelas30%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas28%
    • 2 estrelas7%
    • 1 estrelas2%
    Eduardo Giannetti da Fonseca profile picture

    Eduardo Giannetti da Fonseca

    Eduardo Giannetti da Fonseca é um economista brasileiro, formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) ambas da Universidade de São Paulo. Doutorado em economia pela Universidade de Cambridge, onde foi professor entre 1984 e 1987 e de 1988 a 2001. Lecionou na FEA/USP. Atualmente é professor integral no Ibmec São Paulo. Ganhador de dois prêmios Jabuti, em 1994 com o livro Vícios privados, benefícios públicos? (Cia. das Letras, 1993) e em 1995 com o livro As partes & o todo (Siciliano, 1995).

    14 Livros
    33 Seguidores
    Minas Gerais, Brasil

    Eduardo Giannetti da Fonseca