Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores56
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A Invenção Republicana - Campos Sales, as bases e a decadência da Primeiro República brasileira.

    Renato Lessa

    Vértice
    1988
    173 páginas
    5h 46m
    ISBN-10: 8571150052
    Português Brasileiro
    4.1
    11 avaliações
    Leram17Lendo3Querem34Relendo0Abandonos2Resenhas1
    Favoritos1Desejados34Avaliaram11

    Este livro é um exercício de desmistificação de um período histórico, o da primeira República ou República Velha. Representa a tentativa de penetrar o tempo, racionalmente apresentado como um bloco compacto de fatos interligados, de maneira formal e arbitrária. Até recentemente,como salienta o autor, a República Velha era então descrita como noite monótona, de enfadonho rodízio das oligarquias agrárias, sobre o pano de fundo do latifúndio exportador e do folclore coronelista, homogeneizado o tema por meio de categorias generalistas de análise. O trabalho de Renato Lessa tem por objetivos tratar da Primeira República como um fato histórico concreto, definido por suas particularidades, entre as quais destaca o estudo da ordem política implantada no Brasil com o golpe republicano de 1889. Visa, por este caminho, a compreender a gênese da ordem política brasileira, inaugurada com o século XX.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
     José Vieira picture
    José Vieira16/04/2021Resenhou um livro
    4.5 (Muito bom)

    A invenção da República

    O autor aborda o período do governo Campos Sales. Detalha com muita maestria toda a dinâmica de poder arquitetada pelo Presidente Campos Sales para garantir a governabilidade.

    7 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 11
    • 5 estrelas18%
    • 4 estrelas64%
    • 3 estrelas9%
    • 2 estrelas9%
    • 1 estrelas0%
    Renato de Andrade Lessa profile picture

    Renato de Andrade Lessa

    Renato Lessa graduou-se em ciências sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1976 e obteve seus títulos de mestre (1987) e doutor (1992) em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Em 2002 foi diretor-presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), de 2003 a 2005 foi representante de área da CAPES e desde 2005 preside o Comitê Gestor do Programa de Cooperação em Ciências Sociais para os Países da CPLP, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente, Renato Lessa é professor titular da UFF e do IUPERJ.

    4 Livros
    1 Seguidor
    Rio de Janeiro, Brasil

    Renato de Andrade Lessa