Entrar
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas41
    • Leitores1093
    • Similares1

    A Salvação do Belo -

    Han B.C.

    Relógio D'Água
    2016
    112 páginas
    3h 44m
    ISBN-13: 9789896416171
    Português
    4.1
    227 avaliações
    Leram368Lendo60Querem657Relendo1Abandonos7Resenhas41
    Favoritos1Desejados657Avaliaram227

    O liso, o polido, a ausência de vincos são, na época atual, identificados com o belo. É isso que existe em comum entre as esculturas de Jeff Koons, alguns smartphones e a depilação. Estas características evidenciam um “excesso de positividade” que Byung-Chul Han já tinha abordado noutros ensaios, mas que aqui desenvolve nos campos da arte e da estética. Porque é que nos agrada tanto o “polido”?, pergunta Han. Porque não oferece resistência nem nos causa incómodo ou dor. O belo digital é um espaço liso do que é idêntico e recusa a estranheza, a alteridade, a negatividade. O que considerávamos naturalmente belo atrofiou-se no liso e o polido do belo digital. Hoje o belo converteu-se naquilo de que se diz “gosto”, em qualquer coisa de agradável, que se avalia pelo seu caráter imediato e pelo valor de uso e consumo. Mas sem a negatividade da quebra do outro fica prejudicado o acesso ao belo natural e anulada a distância contemplativa. A beleza é diferida, não é um brilho momentâneo, mas qualquer coisa que ilumina em silêncio e através de desvios e mediações. Não se pode encontrar a beleza no contacto imediato, é mais frequente que surja como reencontro e reconhecimento.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (41)Ver mais
    Marcelle de Lemos  picture
    Marcelle de Lemos 18/07/2024Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Muito bom

    O livro A salvação do belo nos mostra o quanto o cotidiano e a internet está matando a profundidade das relações humanas. O belo está na conexão e esta se perde na internet. Que livro maravilhoso!

    34 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 227
    • 5 estrelas32%
    • 4 estrelas39%
    • 3 estrelas24%
    • 2 estrelas4%
    • 1 estrelas1%
    Byung-Chul Han profile picture

    Byung-Chul Han

    Byung-Chul Han é um filósofo e ensaísta sul-coreano, professor da Universidade de Artes de Berlim. Ele estudou Filosofia na Universidade de Friburgo e Literatura Alemã e Teologia na Universidade de Munique. Em 1994, doutorou-se em Friburgo com uma tese sobre Martin Heidegger.

    81 Livros
    269 Seguidores

    Byung-Chul Han