Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas23
    • Leitores1427
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O sonho de Mendeleiev - a verdadeira história da química

    Paul Strathern

    Jorge Zahar
    2002
    272 páginas
    9h 4m
    ISBN-13: 9788571106536
    Português Brasileiro
    4.2
    292 avaliações
    Leram490Lendo117Querem789Relendo3Abandonos28Resenhas23
    Favoritos33Desejados789Avaliaram292

    Em 17 de fevereiro de 1869, o cientista russo Dmitri Mendeleiev debatia-se com um problema: como colocar ordem na então recente ciência da química? Exausto, caiu adormecido sobre sua mesa de trabalho e teve um sonho que lhe anunciava a chave para montar a Tabela Periódica dos elementos. Um sonho que iria mudar fundamentalmente o modo como vemos o mundo. Em O sonho de Mendeleiev, Paul Strathern decanta a sensacional história da busca dos elementos químicos, desde os físicos gregos, passando pela química medieval, até chegar à fissão do átomo. Com texto fluente e bem-humorado, o autor explica as sucessivas descobertas no campo da química, além de traçar as biografias de seus protagonistas: Hermes Trismegisto, Paracelso, Avicena, Giordano Bruno, Nicolau de Cusa, Galileu Galilei, Johann Becher, Robert Boyle, Henry Cavendish e Antoine Lavoisier, entre outros. Mestre dos textos introdutórios, Strathern usa seu talento para recriar e alinhavar a instigante história da pergunta: de que matéria o mundo é feito? "Uma história maravilhosa que mostra os esforços da humanidade para compreender do que é feita a matéria." The Observer "Muito bem escrito, competente e repleto de episódios deliciosos (...) Paul Strathern realizou a notável proeza de tornar interessantíssima a história da química." The Herald Tribune.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (23)Ver mais
    Marina Daniel picture
    Marina Daniel09/03/2011Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Dorminhoco ou visionário?

    “O sonho de Mendeleiev” possui como missão a difícil tarefa de tornar atraente uma das mais complexas áreas do conhecimento: a química. Partindo das conclusões filosóficas na Grécia Antiga, passando pela magia da alquimia, chegando aos renomados cientistas e às descobertas mais recentes, Paul Strathern simplesmente conseguiu traçar toda a trajetória da evolução da química, com o detalhe de produzir uma biografia dos mais importantes personagens citados, além de esboçar o retrato da sociedade em que eles viviam. Em meio a tantos personagens ilustres- Giordano Bruno, Galileu Galilei, Johann Becher, Robert Boyle e Antoine Lavoisier- Dmitri Mendeleiev por pouco não se torna um coadjuvante, já que ele é citado basicamente no início e no fim da obra. Mas não é por acaso que seu nome renderia o título de um livro. Mendeleiev conseguiu deduzir o que nenhuma outra pessoa conseguira até então, ele “colocou ordem no caos”, “montou um quebra cabeça”, organizou de maneira sistemática aquilo que é responsável pela constituição da matéria: os elementos químicos. Com a sua Tabela Periódica, Mendeleiev forneceu para a química um alicerce em que toda uma ciência poderia agora se basear, e prosseguir com mais credibilidade. Do título da obra, constata-se com a leitura que a proeza de Mendeleiev se concretizou após um sonho revelador que ele teve, fato que nunca saberemos se é verídico. Contudo, pode-se inferir outra interpretação: a palavra “sonho” também pode figurar no sentido de aspiração, desejo, objetivo, meta. Por essa perspectiva, se analisarmos minuciosamente a obra, perceberemos que Mendeleiev era sim um visionário, pois buscou incansavelmente a resposta para o enigma dos elementos antes de cair no suposto sono, e mais ainda, nas palavras do próprio Paul Strathern, Mendeleiev “especulou que, em séculos futuros, sua Tabela Periódica poderia talvez indicar as origens do universo”... Sendo dorminhoco ou visionário, a verdade é que Mendeleiev mudou o rumo da ciência depois de sua descoberta, e muitas dessas mudanças podem ser vivenciadas no nosso dia a dia. Entretanto, para desbravar tudo o que ocorreu para que chegássemos até aqui, a obra “O sonho de Mendeleiev” se encarrega de nos levar aos primórdios da ciência: é uma viagem ao fascinante mundo das descobertas humanas.

    26 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 292
    • 5 estrelas40%
    • 4 estrelas37%
    • 3 estrelas19%
    • 2 estrelas4%
    • 1 estrelas0%
    Paul Strathern profile picture

    Paul Strathern

    Paul Strathern é um autor britânico de biografias, romances e livros de histórias e viagens. Nasceu em Londres e estudou filosofia no Trinity College de Dublin. Strathern é mais conhecido pela autoria das séries populares Filósofos em 90 minutos e Cientistas em 90 minutos, publicadas em português pela editora brasileira Jorge Zahar Editor. Dentre os seus romances, A Season in Abyssinia foi agraciado com o Prêmio Somerset Maugham. Também escreveu Uma Breve História da Economia e O Sonho de Mendeleiev. Atuou como jornalista frelance, colaborando para os jornais The Observer, Daily Telegraph e Irish Times. Como professor universitário, ensinou filosofia e matemática na Kingston University, tendo também lecionando poesia italiana moderna.

    46 Livros
    34 Seguidores

    Paul Strathern