Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas23
    • Leitores455
    • Similares2
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Lições de Abismo -

    Gustavo Corção

    Vide Editorial
    2018
    324 páginas
    10h 48m
    ISBN-13: 9788595070349
    Português Brasileiro
    4.5
    108 avaliações
    Leram160Lendo26Querem266Relendo1Abandonos2Resenhas23
    Favoritos19Desejados266Avaliaram108

    O romance conta os últimos dias de vida do professor José Maria, diagnosticado com uma doença terminal que lhe deixou com cerca de três meses para, como ele mesmo diz, preparar a própria morte. Recluso em seu quarto, na companhia de poucos livros e alguns botões de rosa, José Maria recapitula a vida e elabora sérias reflexões sobre a morte e o porvir. Lições de abismo é o único romance do escritor brasileiro Gustavo Corção, considerado por muitos críticos literários como a sua obra-prima. Sobre ele, disse o poeta Menotti del Picchia: “Creio, sem temor de exagerar, ter lido o maior livro de ficção que já se escreveu no Brasil”. O romance também foi responsável pela seguinte declaração de Oswald de Andrade sobre Corção: “Depois de Machado de Assis aparece agora um mestre do romance brasileiro”.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (23)Ver mais
    Lucas B. van Wijk picture
    Lucas B. van Wijk31/05/2023Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Livro interessante, com reflexões que casam muito com as que venho tendo na fase dos trinta anos. Escrita lindíssima e marcante. O maior problema, para mim, é que achei o autor muito pedante. Apesar de ter algumas ideias que se alinham com as minhas, é carregado de certezas típicas do pensamento cristão conservador. Achei até meio bizarro como que, com tamanha carga cultural e filosófica de José Maria (e de Corção, obviamente, já que o livro é claramente uma manifestação de suas próprias reflexões), ele dá essa guinada para a crença católica. E que raiva eu tenho de autores que fazem citações e narram trechos em outras línguas, mas não colocam notas de tradução!! De qualquer forma, o livro é bom. É bem provável que eu volte a lê-lo em algum outro momento da vida.

    11 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.5 / 108
    • 5 estrelas52%
    • 4 estrelas38%
    • 3 estrelas7%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas0%
    Gustavo Corção Braga profile picture

    Gustavo Corção Braga

    Gustavo Corção Braga formou-se engenheiro, em 1920, pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, especializando-se depois em eletrônica. Convertido ao catolicismo em 1936, voltou-se para a filosofia tomista, passando a estudar teologia com os monges beneditinos e tornando-se oblato. Teve importante atuação no Centro Dom Vital (RJ), fundado por Jackson de Figueiredo. Jornalista polêmico e anticomunista, engajou-se na ala conservadora do pensamento católico e, a partir de 1946, escreveu para diversos jornais: Tribuna da Imprensa, Diário de Notícias e O Estado de S. Paulo. Em sua obra, destacam-se "A Descoberta do Outro" (1944), um impressionante relato de sua conversão ao catolicismo, "Três Alqueires e uma Vaca" (1946), ensaio no qual explica, de maneira pormenorizada, a forte influência de G. K. Chesterton em sua formação, e "Lições de Abismo" (1950), seu único romance, uma das obras-primas da literatura brasileira, premiado pela Unesco e traduzido para inúmeras línguas. O autor Ariano Suassuna assim testemunhou acerca de seu amigo, em 11/11/1971, para o número de novembro de 1971 da Revista Permanência, que homenageou os 75 anos de vida de Corção: "Ele era um homem boníssimo, talvez impulsivo e arrebatado nos seus impulsos, mas de uma bondade que transparece, à primeira aproximação, nos seus olhos pequenos, azuis, vivos, risonhos inteligentes e que – por mais estranho que isso possa parecer a quem não o conhece ou não gosta dele, de longe – são olhos de menino. Ele não tem nada de intratável: apenas é um homem de princípios, corajoso e inflexível quando sustenta os princípios que julga certos."

    29 Livros
    59 Seguidores
    RJ, Brasil

    Gustavo Corção Braga