Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores96
    • Similares4
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Progresso da Ignorância - Cartas de um Terráqueo ao Planeta Brasil - Volume IX

    Olavo de Carvalho

    Vide Editorial
    2019
    280 páginas
    9h 20m
    ISBN-13: 9788595070554
    Português Brasileiro
    4.6
    9 avaliações
    Leram17Lendo1Querem77Relendo0Abandonos1Resenhas1
    Favoritos0Desejados77Avaliaram9

    Estamos tão habituados a ouvir falar de “progresso do conhecimento”, que não nos damos conta de que essa expressão não é um conceito descritivo, a tradução verbal de uma realidade, e sim apenas uma figura de linguagem, uma metonímia, por trás da qual não há senão uma impressão confusa e até mesmo enganosa. “Conhecimento”, a rigor, só existe na mente de quem conhece, no instante e no grau em que conhece. Mas em que medida o homem que está desorientado no meio de uma massa de informações tem real “conhecimento” dela? O “progresso do conhecimento” implica necessariamente o concomitante aumento da ignorância. E, quando a ignorância e o conhecimento se mesclam de maneira inseparável, é a ignorância que predomina, pois é ela que determina a forma do conjunto. Não é preciso dizer que, levada ao seu extremo, a impossibilidade de discernir conhecimento e ignorância põe em risco não somente a segurança da civilização, mas a própria integridade da inteligência humana.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (4)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Marcus Vinícius picture
    Marcus Vinícius04/08/2024Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Volume IX de Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil

    Compilado de artigos da sessão mundo real do Jornal do Comércio-SP, publicados em 2013. Neste volume, o Prof. Olavo intensifica o desmascaramento da mídia esquerdista do Brasil, aponta as estratégias dos movimentos revolucionários mundiais e na América Latina através do Foro de São Paulo, além de transformar em pó alguns "acadêmicos" que tentam posar de intelectuais, mas são tão ineptos quanto a massa de analfabetos funcionais universitário que o Brasil produz anualmente. Um dos melhores volumes da série. Recomendo.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.6 / 9
    • 5 estrelas78%
    • 4 estrelas11%
    • 3 estrelas11%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Olavo Luís Pimentel de Carvalho profile picture

    Olavo Luís Pimentel de Carvalho

    Olavo de Carvalho é um conferencista, ensaísta, e autor brasileiro militante da direita política, atuando nas áreas do jornalismo e filosofia. Trabalhou em revistas e periódicos tais como Planeta, Bravo!, Primeira Leitura, O Globo, Época, Zero Hora, Jornal do Brasil e Jornal da Tarde. <br /> A tônica de seu pensamento é "a defesa da interioridade humana contra a tirania da autoridade coletiva, sobretudo quando escorada numa ideologia 'científica'".

    101 Livros
    645 Seguidores
    São Paulo, Brasil

    Olavo Luís Pimentel de Carvalho