Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores309
    • Similares3
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Tempo da Experiência Democrática (O Brasil Republicano #3) - Da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964

    Jorge Ferreira

    Civilização Brasileira
    2003
    434 páginas
    14h 28m
    ISBN-11: 8520006248_
    Português Brasileiro
    4.2
    19 avaliações
    Leram63Lendo25Querem218Relendo1Abandonos2Resenhas1
    Favoritos2Desejados218Avaliaram19

    Terceiro volume da série O Brasil Republicano, O tempo da experiência democrática, resgata a prática da democracia no Brasil que se abre com o movimento queremista até o seu colapso com o golpe civil-militar de 1964. O ano de 1945 começou com um movimento inverso: a ditadura do Estado Novo entrava em crise, mas o prestígio do ditador crescia entre os trabalhadores. Com a consolidação da democracia, diversos personagens passaram a se manifestar politicamente: trabalhadores, camponeses, militares, empresários, estudantes, artistas, intelectuais, entre outros. Vivendo uma experiência democrática, a população brasileira, por meio do voto, demonstrava preferências pelo projeto nacional-estatista defendido por trabalhistas e comunistas, mas não tanto pelo programa dos liberais e udenistas. Ao final, a direita radicalizou, negando-se a aceitar qualquer tipo de reformas, defendendo seus privilégios a todo custo. Mas a esquerda igualmente polarizou, querendo as reformas a qualquer preço. O desprezo pela democracia permitiu a instauração de uma ditadura.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (3)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Tales Vieira picture
    Tales Vieira10/05/2020Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    O período mais democrático do Brasil

    O título de ''período mais democrático do Brasil'' pode soar pesado para falar de 1945-1964, mas é assim que os autores do livro o descrevem. Isso não significa, porém, que não houve tensões na sempre frágil democracia brasileira: diversas intervenções das Forças Armadas (1945.1954,1961 e enfim 1964), a corrida política entre getulistas (PTB/PSD) e antigetulistas (UDN), a efervescência do PCB, a mobilização do operariado brasileiro de forma nunca antes vista no país, a industrialização, a tentativa de reforma agrária, a política externa , a arte. O livro é muito bom pois é dividido em capítulos onde cada professor fala de um tópico específico do período, englobando tudo (ou quase tudo) que alguém precisa saber sobre a época, obviamente trazendo as referências bibliográficas para um estudo ainda mais profundo.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 19
    • 5 estrelas42%
    • 4 estrelas42%
    • 3 estrelas11%
    • 2 estrelas5%
    • 1 estrelas0%
    Jorge Luiz Ferreira profile picture

    Jorge Luiz Ferreira

    Nascido no Rio de Janeiro, o autor graduou-se em história pela Universidade Federal Fluminense e na mesma instituição fez o mestrado na Universidade de São Paulo, obteve o título de doutor em História Social, foi admitido como professor em 1985 na Universidade Federal Fluminense, onde dá aulas até hoje.

    24 Livros
    12 Seguidores
    Rio de Janeiro, Brasil

    Jorge Luiz Ferreira