Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores59
    • Similares8
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    35 ensaios (Coleção Listrada) -

    Silviano Santiago

    Companhia das Letras
    2019
    640 páginas
    21h 20m
    ISBN-13: 9788535932447
    Português Brasileiro
    4.4
    4 avaliações
    Leram7Lendo3Querem47Relendo0Abandonos2Resenhas2
    Favoritos1Desejados47Avaliaram4

    O melhor da obra ensaística de Silviano Santiago reunido em um só volume. Livro necessário para se entender a formação da literatura brasileira. A produção crítica de Silviano Santiago se espraia por uma miríade de artigos jornalísticos e entrevistas, publicados ao longo de mais de seis décadas de uma carreira intelectual diversificada e múltipla, e estende-se ainda aos livros que são um só ensaio. Todos ocupam lugar próprio como referência no panorama de nossa crítica moderna. Os textos aqui reunidos foram escolhidos do corpus principal de sua obra ensaística. Vários deles estavam em livros já fora de circulação, embora procurados e lidos por sucessivas gerações, não só de estudantes e professores de literatura mas também de estudiosos ligados a outras áreas. A presente antologia inclui ainda ensaios recentes que se achavam esparsos em revistas e catálogos. Tendo exercido o papel de um autêntico "fundador de escola" na área de letras, Silviano Santiago vê agora o interesse por sua obra crescer nos campos da história, das ciências sociais, da educação, assim como em relações internacionais e formação de diplomatas. Tomada no seu conjunto, essa obra integra-se à tradição e aos cânones da "brasiliana" – a biblioteca dos grandes textos de interpretação do Brasil, bibliografia básica de leituras formativas sobre assuntos brasileiros. Sua obra ensaística dialoga com uma família de que fazem parte nomes como Joaquim Nabuco, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Antonio Candido, Caio Prado Jr., Celso Furtado, Raymundo Faoro, entre tantos outros. Alguns dos textos incluídos: "O cosmopolitismo do pobre"; "Para uma poética da encenação"; "A ameaça do lobisomem: Homenagem a Borges"; "Repressão e censura no campo das artes na década de 1970"; "Oswald de Andrade, ou Elogio da tolerância racial".

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (8)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    Will picture
    Will10/11/2020Resenhou um livro
    0

    35 ensaios, um por dia.

    Não vou resenhar o livro. Gostaria apenas de contar minha experiência literária/ensaística com ele. Li um ensaio por dia ao longo de 35 dias. Foi uma aventura edificante pelo Brasil (e alhures), pela cultura brasileira em várias facetas, erudita e popular (embora Santiago não goste dessa separação), pela música, artes plásticas, história/sociologia e, sobretudo, pela literatura nacional. Não mais que um ensaio por dia permite meditar sobre a profundidade e extensão da inteligência e ousadia intelectual do Silviano. Ler em sequência por 35 dias permite uma noção do labor de grande monta do autor, sem cansar e sem esquecer das suas principais ideias. O cenário que foi se desenhando com o passar do tempo é o de uma valorização do nacional, não no sentido de um nacionalismo vazio e ufanista, mas no que diz respeito de uma uma vida humana ricamente vivida nesses trópicos.

    6 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.4 / 4
    • 5 estrelas50%
    • 4 estrelas50%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Silviano Santiago profile picture

    Silviano Santiago

    Escritor, poeta, professor, tradutor, ensaista e crítico literário dos mais destacados na literatura brasileira. Começou a escrever na "Revista de Cinema", com um artigo sobre os musicais norte-americanos. Em 1955 ajudou a publicar a revista "Complemento", onde apareceu seu primeiro conto: Os velhos. Em 1959, formou-se em Letras Neolatinas. Sua estréia literária em livro se dá com 4 poetas (1960). Já no Rio de Janeiro, começa a se especializar em literatura francesa, o que o levará ao doutorado na Universidade de Paris, Sorbonne, onde defende tese sobre André Gide. A partir daí vira professor profissional e passa a dar aulas nas universidades de New Mexico, Rutgers, Toronto, New York at Bufafalo e Indiana. No Brasil, lecionou na PUC do Rio de Janeiro na Universidade Federal Fluminense, até se aposentar. Em 1985 publica suas traduções para os poemas de Jacques Prévert e dez anos depois, traduz Por que amo Barthes, de Alain Robbe-Grillet.

    38 Livros
    22 Seguidores
    Minas Gerais, Brasil

    Silviano Santiago