Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores437
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Preto no branco - raça e nacionalidade no pensamento brasileiro

    Thomas Skidmore

    Paz e Terra
    1989
    332 páginas
    11h 4m
    ISBN-1: 0
    Português Brasileiro
    4.5
    31 avaliações
    Leram62Lendo31Querem342Relendo0Abandonos2Resenhas1
    Favoritos1Desejados342Avaliaram31

    Compreender a situação do negro na sociedade brasileira, no momento da transição entre a escravidão e o trabalho livre, e elaborar o projeto de construção da nação brasileira seriam, na interpretação de Skidmore, as preocupações fundamentais da nossa elite entre 1870 e 1930. Na procura de respostas, o autor vasculha a produção intelectual brasileira do período, na qual identifica fortes influências da cultura francesa e da tradição jesuítica.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Wagner Paulin picture
    Wagner Paulin31/08/2024Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    IDENTIDADE NACIONAL .

    No amanhecer do século XX, um país costumava medir de duas maneiras seu sentimento de identidade nacional e, em consequência, de autoconfiança. Primeiro pela capacidade de atingir ESTABILIDADE POLÍTICA, segundo pelo relativo DESENVOLVIMENTO DE UMA LITERATURA AUTENTICAMENTE NACIONAL. * Um terceiro cânon, era o grau de DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. SKIDMORE, Thomas E. Preto no Branco - raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1976.

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    4.5 / 31
    • 5 estrelas61%
    • 4 estrelas29%
    • 3 estrelas10%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Thomas Elliot Skidmore profile picture

    Thomas Elliot Skidmore

    Thomas Elliot Skidmore (Ohio, 1932) é um historiador norte-americano. Além de escrever sobre América Latina, é um historiador especializado em temas brasileiros, um assim chamado brasilianista. É autor de Brasil: de Getúlio a Castelo, 1930-1964 (1975), Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro (1976), Brasil: de Castelo a Tancredo, 1964-1985 (1988), O Brasil visto de Fora (1994) e Uma História do Brasil (2000), este último uma síntese da história brasileira.

    4 Livros
    15 Seguidores

    Thomas Elliot Skidmore