Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores10
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Um muro no meio do caminho -

    Julieta Monginho

    Porto Editora
    2018
    248 páginas
    8h 16m
    ISBN-13: 9789720030306
    Português
    4.3
    3 avaliações
    Leram5Lendo0Querem4Relendo0Abandonos1Resenhas1
    Favoritos0Desejados4Avaliaram3

    Trazem o que lhes restou: um caderno, um brinco, fotografias, a t-shirt do filho que morreu, um bebé a crescer na barriga, o barulho do seu quarto a ruir. Atravessado o mar, ergue-se o obstáculo inesperado: o muro construído pela hostilidade, esquecida dos que sucumbiram sem refúgio em território europeu, há menos de um século. À porta do muro alastram os campos de refugiados - chão de pedras, ratos, tendas fustigadas pelo sol, pela neve, pelas quezílias. De todo o mundo acorrem os que ajudam. Levam as mãos para amparar, mimar, oferecer e cozinhar, os olhos para ver e entender. As histórias são mais que mil e uma. A de Amina e Omid, os fugitivos, a de Dimitris, o grego cercado pelos seus próprios muros, as de Ann e Saud, Juan e Eleni. Vidas suspensas, à beira do muro, à porta da Europa.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Nivia Oliveira picture
    Nivia Oliveira21/02/2026Resenhou um livro
    0

    Já li vários romances sobre migração forçada, a diferença deste livro é a perspectiva dos voluntários. O que leva uma pessoa a abraçar a causa de refugiados gratuitamente? Pela etnografia feita pela autora, percebemos que não é fácil escutar tristes histórias sem se emocionar ; ver crianças praticamente sem futuro que ainda brincam e sorriem; lutar para fazer as doações já escassas renderem; e às vezes romper a moral e a ética pela caridade . A construção de cada capítulo é feita com um objeto de pertencimento de cada personagem (um copo de café, por exemplo) que acaba por conectar pessoas, partilhando a alegria e os percalços da solidariedade. Tradutores, médicos, cozinheiros, psicólogos, seguranças, os faz-de-tudo “estão ali para agir, aliviar, amar no plural, sem distinguir.”

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 3
    • 5 estrelas33%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas33%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Julieta Monginho profile picture

    Julieta Monginho

    Julieta Monginho é escritora e magistrada do Ministério Público. Em 1996, publicou o primeiro romance, Juízo Perfeito. Seguiram-se A Paixão Segundo os Infiéis (1998), À Tua Espera (2000, Prémio Máxima de Literatura), Dicionário dos Livros Sensíveis (2000), Onde Está J? (2002), A Construção da Noite (2005), Metade Maior (2012, finalista dos Prémios Fernando Namora e Correntes d'Escritas) e Os Filhos de K. (2015, finalista dos Prémios Fernando Namora e PEN Clube Português). Na Porto Editora, publicou Um Muro no Meio do Caminho (2018, Prémio Fernando Namora 2019 e Prémio PEN Clube Português 2019) e reeditou A Terceira Mãe (2008, Grande Prémio de Romance e Novela da APE).

    2 Livros
    0 Seguidor
    Lisboa, Portugal

    Julieta Monginho