Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições6
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas87
    • Leitores1983
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Abril despedaçado -

    Ismail Kadaré

    Companhia das Letras
    2001
    206 páginas
    6h 52m
    ISBN-10: 8535901086
    Português Brasileiro
    4
    759 avaliações
    Leram1157Lendo50Querem750Relendo2Abandonos24Resenhas87
    Favoritos35Desejados750Avaliaram759

    Nas escarpas do norte da Albânia, o jovem montanhês Gjorg Berisha dá um tiro de fuzil e toma o sangue de Zef Kryeqyq. É a quadragésima quinta morte de uma vendeta iniciada setenta anos antes, quando um desconhecido foi vítima de um Kryeqyq depois de ser acolhido pelo clã dos Berisha. A matança entre as duas famílias é uma imposição de Kanun, código moral que há séculos é transmitido de boca em boca nas montanhas albanesas (assim como na região de Kosovo). Os habitantes desses penhascos gelados jamais acataram governo algum - seja albanês, seja dos muitos invasores que por ali passaram -, mas se curvam com fervor à lei não escrita de seus ancestrais. Cultuado como verdade absoluta, o Kanun é um código de honra tão minucioso quanto cruel. Especifica os menores detalhes da vendeta: quem, como, onde e quando matar; a posição do cadáver; o anúncio da morte; o velório e o banquete fúnebre; o sepultamento da vítima; os prazos da vingança e as tréguas entre os clãs; as humilhações que devem ser impostas à família enquanto ela não "recuperar o sangue" que lhe foi tomado. É toda uma solene, absurda e interminável liturgia da morte. O Kanun e seus ritos sangrentos impulsionam o enredo de Abril despedaçado. Esse círculo vicioso de execuções pode obrigar um rapaz a se tornar assassino. Matar significa, neste caso, tornar-se um homem honrado. Significa, ao mesmo tempo, consentir em ser assassinado. O jovem Gjorg cumpre seu dever de cobrar dos Kryeqyq o sangue que eles devem aos Berisha, e os Kryeqyq têm agora o direito de recuperar o sangue que lhes foi tomado - os mecanismos do absurdo se realimentam do seu próprio movimento. Com rigor de antropólogo, Ismail Kadaré vai ao fundo dessa fantástica codificação do assassinato como direito e dever, e arranca de lá toda a fúria de uma tragédia montanhesa.

    Edições (6)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (87)Ver mais
    Cleber Oliveira picture
    Cleber Oliveira29/04/2022Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Sangue e vingança em nome da lei

    Vendeta, tanto sangue derramado em nome de códigos da lei. Até que ponto devemos cumprir a lei? Principalmente quando a lei é tão cruel. Gostei da leitura e de conhecer a cultura de um país tão distante. Agora fiquei ainda mais curioso para ver o filme.

    22 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4 / 759
    • 5 estrelas33%
    • 4 estrelas37%
    • 3 estrelas24%
    • 2 estrelas6%
    • 1 estrelas1%
    Ismail Kadaré profile picture

    Ismail Kadaré

    Ismail Kadaré nasceu em 28 de Janeiro de 1936 em Gjirokastra (também conhecida como Gjirokastër), na Albânia. É o mais conhecido escritor albanês. Filho de um funcionário público, presenciou a devastação da Albânia pelas tropas que se digladiaram durante a Segunda Guerra Mundial, experiência que deixou as suas marcas tanto na sua vida como na sua obra. Estudou História e Filologia na Universidade de Tirana e no Instituto Gorky de Literatura em Moscovo (Moscou). Depois de sofrer ameaças do regime comunista albanês, exilou-se na França em Outubro de 1990, antes do regime colapsar. Regressou ao seu país em 1999. Recebeu muitos prêmios literários, e foi nomeado diversas vezes para o Prêmio Nobel da Literatura, onde quase sempre aparece na lista de favoritos. Recebeu o Man International Book

    22 Livros
    43 Seguidores

    Ismail Kadaré