"Shine" de Jessica Jung, ex-integrante do lendário grupo de Kpop Girls Generation, é exatamente o que eu imaginei que seria: Uma ficção YA com tons autobiográficos bastante presentes que explora a realidade suja dentro da indústria musical coreana.
A trama em si é bastante simples: Nós acompanhamos a vida de Rachel Kim, uma coreana-americana que está há seis anos no programa de treinamento da DB Entertainment aguardando ansiosamente e lutando pela sua chance de brilhar, e a história se desenrola a partir da sua rotina.
Os personagens, de acordo com a autora, são inspirados em pessoas reais. Na minha visão, os personagens (tirando a família da Rachel, que são de fato uma releitura da família real da Jessica) não são 100% baseados em ninguém: São uma mistura de diversas figuras que passaram pela vida de Jessica Jung e que a marcaram de alguma forma. Choo Mina, a principal antagonista da história, pode ser a junção de todas as pessoas ruins que já passaram na vida de Jessica enquanto Jason pode ser uma mescla de todos os homens que já passaram pela sua vida. Ao ler esse livro, acho que é mais importante focar no comportamento dos personagens e no que eles transmitem do que em sua identidade propriamente dita.
Os pontos positivos estão principalmente ligados à conscientização e reflexão propostas sobre a indústria do Kpop: Jessica conseguiu descrever com a dose certa de verdade que só alguém que já vivenciou aquela realidade toda a sujeira que existe por trás do glamour: Sexismo, abusos psicológicos e físicos, competitividade nociva, jogos de poder... Tudo isso foi colocado de forma estratégica na trama, sem parecer forçado ou arbitrário.
O maior ponto negativo desse livro está na mesmice da trama: Já que tudo envolve a rotina da Rachel, o livro passa aquela sensação de "eu já vi tudo isso antes" e as coisas passam a se tornar previsíveis, até mesmo as reviravoltas e revelações.
Se você não conhece o Girls Generation nem sabe sobre as controvérsias que cercaram a saída da Jessica, ainda é possível aproveitar a leitura sem ter problemas. Contudo, como SONE eu senti a necessidade de fazer um adendo em relação à proximidade que a história tem com a realidade e aos burburinhos que foram criados quando o livro foi lançado: Eu não acredito que a Jessica tenha escrito "Shine" como uma forma de antagonizar as outras integrantes do GG ou de expor os conflitos internos. Enxergo o objetivo desse livro como uma forma de conscientização acerca da realidade dura por trás da indústria por meio da ficção baseada em fatos reais, de forma a explicitar que o que vemos na frente das câmeras nem sempre condiz com a realidade.
Num geral, o livro é bom para quem tem curiosidade em saber mais sobre como a indústria do entretenimento musical realmente funciona através das palavras e vivências de quem sabe do que está falando.