Cabaré dos Bandidos

Cabaré dos Bandidos Salomão Larêdo


Compartilhe


Cabaré dos Bandidos


Guamares




Publicado em 1989, Salomão Larêdo traz aquele que pode ser considerado um dos pontos altos de sua narrativa ficcional: o romance Cabaré dos Bandidos (originalmente intitulado Guamares).

Com acuidade, o autor penetra na realidade desigual de um dos bairros mais pobres, violentos e tradicionais da capital paraense, o Guamá. E é a partir de suas vielas e becos alagados, da miséria e da promiscuidade, que Salomão apresenta Herma, Jeones e Tumezão, personagens que, dentre tantos outros, resumem as vivências de um povo excluído e sofrido, mas que encontra, em meio à podridão, a solidariedade necessária para seguir em frente, com esperança em dias melhores.

Nessa nova edição, o leitor encontrará toda a força narrativa que tornou conhecido um dos mais importantes escritores paraenses e verá que, mesmo depois de décadas, as periferias latino-americanas permanecem como palcos de agudas dificuldades, atenuadas apenas quando as músicas começam a entoar os bailes do Cabaré dos Bandidos

SOBRE O AUTOR

SALOMÃO LARÊDO nasceu em Vila do Carmo, Pará, em 1949, e mudou- -se para a capital Belém, com a família, aos dez anos de idade. Depois de diversos livros de poemas e contos, publicou seu primeiro romance, Sibele Mendes de amor e luta, em 1984, com o qual estreou e abriu caminho para uma estética que posteriormente viria a se concretizar em um de seus maiores clássicos: Cabaré dos Bandidos, originalmente publicado como Guamares, em 1989. De profunda relevância no cenário literário amazônico, em sua vasta obra destacam-se também: Senhora das Águas (1982), Remos de Faia (1991), Chapéu Virado (2001), Palácio dos Bares (2003), Olho de boto (2015) e As Icamiabas (2017).

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Cabaré dos Bandidos

Similares


Resenhas para Cabaré dos Bandidos (2)

ver mais
nos tira da zona de conforto

A Editora Empíreo entrou em contato comigo para que eu recebesse o lançamento Cabaré dos Bandidos. Nessa minha marra para ler mais livros nacionais eu aceitei e no fim tive em minhas mãos uma leitura bem agradável. Nessa história nós vamos acompanhar a vida de algumas pessoas que moram na mesma vila da periferia do Pará. Eu nunca tinha lido algo do tipo, até pela época em que a história se passa, na década de 90, e posso afirmar que a história traz diversos assuntos importantes que no... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.2 / 5
5
ranking 40
40%
4
ranking 60
60%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Filipe Larêdo
cadastrou em:
29/08/2018 12:27:36