CADERNOS DE NIJINSKI

CADERNOS DE NIJINSKI VASLAV NIJINSKI


Compartilhe


CADERNOS DE NIJINSKI


O SENTIMENTO




Em seus Cadernos, o bailarino Vaslav Nijinski registrava as impressões, idéias e sentimentos que povoam sua mente genial e atormentada. Agora, com a autorização das filhas do artista, os " Cadernos de Nijinski " são publicados integralmente, com o subtítulo " O Sentimento ", que ele tanto desejava que fosse o nome do livro. A figura fascinante do bailarino e coreógrafo que mudou a história da dança, com interpretações antológicas e seminais como em " A Tarde de Um Fauno " - sua primeira coreografia, de 1912 ( com música de Debussy ) - e " A Sagração da Primavera " , de 1913 ( com música de Stravinsky ) - a sua maior coreografia, que deu início à modernidade do balé e da própria dança em geral - aparece nítida nesses relatos, em que se misturam loucura e lucidez, angústia e vivacidade.
Bailarino e coreógrafo, foi também um visionário e livre-pensador. O que nós chamamos de moderno hoje em artes cênicas, NIJINSKY já o fazia em 1909, 1912, 1913, 1916. Artistas originais como Claude Debussy e Ígor Stravinsky se sentiam até embaraçados pela sua ousadia e invenção , muito à frente até deles mesmos. Perto do Deus da dança, eram até conservadores. Antes de morrer, Stravinsky reconheceu isso. O poeta brasileiro Murilo Mendes afirmou que dois fatos, ocorridos em sua infância e adolescência, determinaram sua escolha pela poesia para o resto da vida: testemunhar a passagem do cometa Halley pela terra em 1910 e assistir uma apresentação de NIJINSKY em 1917, no Brasil ( sua segunda apresentação no Brasil ). Na verdade, Murilo Mendes testemunhou dois cometas !
NIJINSKY foi um humanista, um pensador, um artista genial e revolucionário.. E ao mesmo tempo, um homem comum, como nós. Mesmo após o colapso nervoso, a confusão mental e a esquizofrenia, tinha momentos de extrema lucidez. Uma lucidez que nos faz pensar.
Passaram-se 82 anos da primeira edição original do " Diário " ( editado por Romola Nijinsky ) e esse livro tornou-se um fenômeno editoral, adaptado inclusive para o teatro, balé e cinema. NIJINSKY sabia escrever sim ! E muito bem ! Provou-o mesmo doente, prendendo nossa atenção ao seu Diário. NIJINSKY escreveu com o coração. Essa é uma das obras mais sinceras já escritas por um ser humano e por isso é profunda. Por isso é tocante e comovente. Há mais lucidez nas páginas do seu Diário do que em todas as publicações de pseudo-intelectuais que se encontram por aí, aos montes !
( Adriano Miranda - Historiador e professor, bacharel e licenciado pela UNESP )

Artes / Biografia, Autobiografia, Memórias / História / Literatura Estrangeira / Psicologia / Não-ficção

Edições (3)

ver mais
CADERNOS DE NIJINSKI
CADERNOS DE NIJINSKI
O Diário de Nijinsky

Similares

(9) ver mais
A Sagração da Primavera
Cadernos
Nijinsky
Representações de masculinidade na dança e no esporte

Vídeos CADERNOS DE NIJINSKI (2)

ver mais
Nijinsky - Trailer

Nijinsky - Trailer

Les Ballets Russes de Nijinsky

Les Ballets Russes de Nijinsky


Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.9 / 7
5
ranking 86
86%
4
ranking 14
14%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Adriano.Miranda
cadastrou em:
24/07/2018 14:24:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR