Carcereiros

Carcereiros Drauzio Varella


Compartilhe


Carcereiros





Depois do best-seller Estação Carandiru, Drauzio Varella volta ao universo das prisões para mostrar ao leitor o outro lado da moeda: o cotidiano dos agentes carcerários. Livro que inspirou a série da Rede Globo.

Em Estação Carandiru, que desde 1999 teve mais de 500 mil exemplares vendidos, Drauzio Varella focou seu corajoso relato na população carcerária de um dos presídios mais violentos do Brasil. Mas os vinte e três anos atuando em presídios brasileiros como médico voluntário também o aproximaram do outro lado da moeda: as centenas de agentes penitenciários que, trabalhando sob condições rigorosas e muitas vezes colocando a vida em risco, administram essa população.

Foi com um grupo desses agentes que Drauzio passou a se reunir depois das longas jornadas de trabalho, em um botequim de frente para o Carandiru. E essa convivência pôs o autor em contato com os relatos narrados em Carcereiros, segundo volume da trilogia iniciada por Estação Carandiru - o terceiro livro, Prisioneiras, terá como ponto de partida o trabalho do médico na Penitenciária Feminina da Capital.

Acompanhamos, assim, uma rebelião pelos olhos de quem tenta contê-la. A descoberta de que um colega está do lado dos bandidos. Um momento de solidariedade, outro de egoísmo. Um ato heroico e outro de covardia. Entramos em contato com o cotidiano dos carcereiros e as situações desconcertantes impostas pelo ofício, que eles resolvem com jogo de cintura e, não raramente, com humor.

O que emerge é um retrato franco de um mundo totalmente desconhecido para quem está de fora, que também inspirou a série homônima exibida pela Rede Globo em 2018. Drauzio fala também de sua própria atividade como médico do sistema penitenciário: das frustrações, dos acertos e, sobretudo, da dificuldade em conciliar uma vida tão imersa nesta realidade com a de médico particular, apresentador de programas de divulgação científica, pesquisador de plantas, escritor e pai de família.

Se há algo de comum a essas vidas - carcereiros, médico, detentos -, é a dimensão humana que nunca escapa aos relatos do autor.

Crônicas / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Carcereiros

Similares

(19) ver mais
Estação Carandiru
O Médico Doente
Por um Fio
A Teoria das Janelas Quebradas

Resenhas para Carcereiros (157)

ver mais
Os cadeados invisíveis

A privação da liberdade é uma punição infernal e exclusivamente humana. Negar a alguém um direito que nasce conosco é a forma mais desumana que os homens encontraram para criar seu próprio purgatório. Em "Carcereiros", segundo livro da trilogia do cárcere de Drauzio Varella, os leitores conhecem outro tipo de prisão. Conhecem uma prisão simbólica, trancada por cadeados invisíveis. Os carcereiros das prisões brasileiras são funcionários públicos do baixíssimo escalão. Diferentem... leia mais

Vídeos Carcereiros (1)

ver mais
BOOK WEEK #21: Carcereiros - Drauzio Varella

BOOK WEEK #21: Carcereiros - Drauzio Varella


Estatísticas

Desejam594
Trocam21
Avaliações 4.2 / 2.459
5
ranking 47
47%
4
ranking 38
38%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Larys Queiroz
cadastrou em:
05/09/2012 12:22:10
Alê | @alexandrejjr
editou em:
27/01/2021 13:50:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR