Casa-Grande & Senzala

Casa-Grande & Senzala Gilberto Freyre
Edson Nery da Fonseca


Compartilhe


Casa-Grande & Senzala


Edição Comemorativa 80 Anos




"Casa Grande & Senzala", teve a primeira edição publicada em 1933, e agora a Global Editora lança uma edição especial para celebrar os 80 anos de publicação da obra. Esta edição comemorativa tem capa dura e traz uma fortuna crítica com textos de Darcy Ribeiro, Roland Barthes, entre outros. Além dos dois cadernos iconográficos já existentes nas edições anteriores, a publicação tem um caderno colorido com fotos e documentos relativos à primeira edição da obra.
Na época, mais do que uma redescoberta da nação brasileira, "Casa Grande & Senzala" foi uma espécie de fundação do Brasil no plano cultural, como observou Darcy Ribeiro. Valorizando o papel do negro na história brasileira, exaltando a miscigenação racial, desmistificando preconceitos e reconhecendo a originalidade de nossa cultura, tipicamente tropical, o livro caiu como um meteoro nos meios intelectuais. A novidade estava tanto no pensamento do autor como na sua forma de se expressar e nos métodos utilizados na montagem da obra.
A linguagem de Gilberto Freyre tinha uma irreverência desconhecida nas letras brasileiras, por vezes um tom de gozação, que chegou a provocar protestos de algumas correntes mais conservadoras. Mais interessante ainda foi o material recolhido para mostrar a face autêntica do Brasil: diários esquecidos, receitas de bolos e doces, práticas cotidianas como o cafuné e a retirada de bichos-do-pé, nas quais se revelavam um exacerbado sensualismo, relações sexuais entre marido e mulher, entre sinhô e escravas, entre escravos e sinhás, raptos, o amor à higiene, os muitos banhos tomados a cada dia pelos brasileiros, fatos a que ninguém ligava importância, mas muito mais eloquentes na revelação do povo brasileiro e do Brasil como nação do que as exaltações convencionais de feitos históricos.

Edições (12)

ver mais
Casa-Grande & Senzala
Casa-Grande & Senzala
Casa Grande & Senzala
Casa-Grande & Senzala

Similares

(70) ver mais
Raízes do Brasil
O Povo Brasileiro
Sobrados e Mucambos
História Econômica do Brasil

Resenhas para Casa-Grande & Senzala (32)

ver mais
on 29/11/12


Para ler Casa-Grande & Senzala É bom que se leve em conta algumas coisas antes de iniciar a leitura deste clássico da história brasileira. A primeira delas é a conjuntura mundial do momento em que Freyre viveu e pesquisou: No início do século XX o objetivo principal das pesquisas de todas as ciências é evidenciar a hierarquia racial, partindo da supremacia ariana até a marginalidade das raças negras. É no momento que Freyre escreve este livro que os discursos de Hitler atraem mai... leia mais

Vídeos Casa-Grande & Senzala (12)

ver mais
Gilberto Freyre - O que é o Brasil?

Gilberto Freyre - O que é o Brasil?

CLÁSSICOS PARA DESVENDAR O BRASIL: CASA-GRANDE E SENZALA | SAULO GOULART

CLÁSSICOS PARA DESVENDAR O BRASIL: CASA-GRAND

Casa-Grande e Senzala - Imagem da Palavra - Parte 2

Casa-Grande e Senzala - Imagem da Palavra - P

Casa-Grande e Senzala - Imagem da Palavra - Parte 1

Casa-Grande e Senzala - Imagem da Palavra - P


Estatísticas

Desejam875
Trocam6
Avaliações 4.2 / 989
5
ranking 49
49%
4
ranking 31
31%
3
ranking 14
14%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

43%

57%

Vitor Assis
cadastrou em:
09/02/2014 18:00:25