Cecilia

Cecilia Fanny Burney


Compartilhe


Cecilia


Ou memórias de uma herdeira




Lançado em 1782 em Londres, Cecilia é comprovadamente o livro em que Austen se inspirou para o título de sua obra mais famosa e de onde retirou também o sobrenome de Elizabeth Bennet e várias outras ideias para vários de seus livros. Portanto, trazemos a obra-prima de Burney, a principal influência para Austen, como provaremos logo abaixo!

A trama de Cecilia se desenrola em torno destes dois substantivos, Orgulho e Preconceito, citados dezenas de vezes ao longo de 102 capítulos da obra de 880 páginas. Em Cecilia, o Orgulho e o Preconceito são a essência da história.

A obra-prima de Burney traz uma herdeira, Cecilia Beverley, cuja herança de um tio – um rico reitor – veio com uma condição: que ela encontrasse um marido que aceitasse renunciar ao seu próprio nome de família e adotasse o nome “Beverley”. Aqui tem início ao primeiro “orgulho” da trama. Acossada por todos os lados por pretendentes interessados em sua fortuna, a bela e inteligente Cecilia é cativada por um cavalheiro, o futuro lorde Mortimer Delville – herdeiro de um título de nobreza –, cujo orgulho de sua família por seu nascimento e ascendência proibiria tal mudança de nome. Último da linhagem de uma família aristocrata, cujo título era datado de vários séculos atrás, Mortimer Delville jamais renunciaria ao seu nome, pois arruinaria a seu pai, levaria o nome de sua família ao anonimato; tampouco ele se casaria com uma moça socialmente abaixo dele, pois o preconceito de seu pai era conhecido em toda a Inglaterra.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Cecilia

Similares

(5) ver mais
Evelina
Belinda
Leonora
Orgulho e preconceito

Resenhas para Cecilia (1)

ver mais
Um tanto quanto chato
4 hours, 12 minutes ago


A autora prolongou de mais a história, o seu foco ressaltar as virtudes de Cecília deixou a história massante e chata. Um livro que tivesse metade das páginas seria ótimo, nesse caso vale o menos é mais.... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 6
5
ranking 67
67%
4
ranking 17
17%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Ana
cadastrou em:
11/02/2022 10:54:56
Cris Paiva
editou em:
27/06/2022 13:35:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR