Chapadão do bugre

Chapadão do bugre Mário Palmério


Compartilhe


Chapadão do bugre





Obra-prima do regionalismo, Chapadão do bugre é um livro inspirado na chacina política, ocorrida no início do século 19, numa pequena cidade do interior de Minas Gerais, e descreve uma paisagem marcada pela violência de disputas, vinganças e paixões. Trata-se de um clássico testemunho da vasta experiência que o autor acumulou em suas andanças pelo Brasil afora, quando conviveu com coronéis e jagunços, tão vivamente retratados em suas narrativas.

Publicado em 1965, o romance, sempre aclamado pela crítica – “uma força estranha e impiedosa” – é reconhecido como um dos grandes momentos da literatura brasileira de todos os tempos.

Na obra de Palmério, “a inocência não merece compaixão”, segundo o professor André A. da Fonseca, especialista no universo ficcional do escritor.

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (7)

ver mais
Chapadão do bugre
Chapadão do Bugre
Chapadão do Bugre
Chapadão do Bugre

Similares


Resenhas para Chapadão do bugre (4)

ver mais
Romance de aventura sertaneja
on 7/6/09


Dizem que Mário Palmério baseou-se em um caso verídico ocorrido em passos- MG para escrever esse seu grande romance. Isso eu não sei. O que é amplamente conhecido em nossa história oficial é a influência e o alcance dos desmandos do período coronelista. É sabido por todos que no início do século XX, o sertão brasileiro é um lugar marcado pela violência e pela brutalidade. Os coronéis se julgam donos de terras e de homens. São donos de tudo. E que desse universo suscitou diversas form... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam4
Avaliações 4.0 / 74
5
ranking 34
34%
4
ranking 42
42%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 3
3%

48%

52%

Jenifer
cadastrou em:
01/03/2019 15:13:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR