Cinema 1: A imagem-movimento

Cinema 1: A imagem-movimento Gilles Deleuze


Compartilhe


Cinema 1: A imagem-movimento





A filosofia francesa sempre deu contribuições notáveis para a reflexão estética. Se Merleau-Ponty modificou nossa visão da pintura de Cézanne, e Sartre nosso entendimento da literatura de Flaubert, Gilles Deleuze realiza nos dois volumes que dedicou ao cinema o mais impressionante esforço filosófico para a compreensão da arte por excelência do século XX.
Em Cinema 1 ― A imagem-movimento, Deleuze cria novos conceitos a partir das ideias pioneiras de Bergson e da semiótica de Pierce. A argumentação, porém, nunca perde de vista o específico das escolas e dos estilos cinematográficos e, sobretudo, os filmes eles próprios. O arco de diretores é amplo e reúne gigantes como Chaplin, Eisenstein, Ford, Bergman e Hitchcock, passando por expoentes da vanguarda como Viértov e Michael Snow.
Neste panorama, a erudição apaixonada de cinéfilo é potencializada por análises que, em seu conjunto, se apoiam no que de melhor produziu a crítica cinematográfica francesa, veiculada notadamente em revistas como os Cahiers du Cinéma e em monografias que se tornaram clássicas. Com este livro, a que se segue Cinema 2 ― A imagem-tempo, Deleuze faz do cinema uma forma de pensamento, renovando nossa experiência diante da tela.

Cinema

Edições (1)

ver mais
Cinema 1: A imagem-movimento

Similares


Estatísticas

Desejam17
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 12
5
ranking 58
58%
4
ranking 33
33%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

37%

João gregorio
cadastrou em:
17/07/2018 20:15:11
Adriana Scarpin
editou em:
17/07/2018 20:42:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR