Contemplação Carinhosa da Angústia

Contemplação Carinhosa da Angústia Agustina Bessa-Luís


Compartilhe


Contemplação Carinhosa da Angústia





Compilação de reflexões, conferências e comunicações que a escritora vem produzindo ao longo da sua vida literária, organizadas por Pedro Mexia. Como nos dois volumes de “Alegria do Mundo”, os seus anteriores livros de textos dispersos, o génio e a verve de Agustina Bessa-Luís em “Contemplação Carinhosa da Angústia” cativam-nos, de surpresa em surpresa. E, como diz a escritora, num inquérito ao jornal francês “Libération”, a propósito da razão porque escreve, que eles incomodem “o maior número possível de pessoas, com o máximo de inteligência“.

Agustina é senhora de um estilo absolutamente único, paradoxal e enigmático. Conjugando influências pós-simbolistas de autores como Raul Brandão, na construção de uma linguagem narrativa onde o intuitivo, o simbólico e uma certa sabedoria telúrica e ancestral, transmitidos numa escrita de características aforísticas, conjugam-se com referências a autores franceses como Proust e Bergson (nomeadamente no que diz respeito à estruturação espácio-temporal da obra).

Ensaios / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Contemplação Carinhosa da Angústia

Similares

(1) ver mais
O Poço e a Estrada

Estatísticas

Desejam16
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 50
50%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Jussara
cadastrou em:
29/01/2013 01:50:12
Cioran E.
editou em:
21/03/2018 21:02:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR