Contos de Amor do Século XIX

Contos de Amor do Século XIX Alberto Manguel


Compartilhe


Contos de Amor do Século XIX (Coleção Listrada)


Escolhidos por Alberto Manguel




Organizada por Alberto Manguel especialmente para o público brasileiro, esta antologia traz alguns dos mais importantes contos de amor do século XIX, de autoria de escritores consagrados como Oscar Wilde, Goethe e Balzac até outros menos conhecidos no Brasil.

Passadas as revoluções e guerras que, a partir de 1789, deram origem ao mundo burguês, urbano e individualista, o século XIX vê-se às voltas com a invenção de novas formas de organização da política, das ideias e, é claro, também do amor. É o século vibrante do romantismo desabrido, da moral vitoriana, da paixão melodramática, dos dramas intimistas no recesso do lar ou do inconsciente - caminhos díspares do sentimento amoroso que entretanto não param de se cruzar de modo surpreendente. É esse o território que Alberto Manguel mapeia nesta notável antologia Contos de amor do século XIX.

O ponto de partida são Kleist e Sade, que anunciam essa era de ambigüidades. Daí, Manguel percorre dois grandes veios. De um lado, a paixão romântica em suas modalidades sentimentais, perversas, conjugais ou fantásticas - o universo de Balzac, Nerval e Bécquer. De outro, o decoro vitoriano, feito de reservas, meandros e casuísmos, tantas vezes cômicos - e aqui estamos no terreno preferido de autores menos conhecidos no Brasil, como Elizabeth Gaskell e Ronald Firbank, mas também de mestres como Henry James, Kipling e Jacobsen.

Com sua leitura vasta e heterodoxa, Manguel amplia ainda o raio da antologia. A escritora canadense Tekahionwake nos apresenta o amor no âmbito não-ocidental, ao passo que R. L. Stevenson narra o destino de uma nativa do Pacífico Sul sob o império (literalmente) da moral européia. Por fim, numa breve obra-prima de 1903, "Depois do baile", Tolstói estilhaça as últimas ilusões sentimentais do século XIX e nos conduz às vésperas do turbilhão do século XX.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Contos de Amor do Século XIX

Similares

(20) ver mais
64 contos de Rubem Fonseca
islandeses
Contos Sobre Vida e Morte
13 dos melhores contos de amor da literatura brasileira

Resenhas para Contos de Amor do Século XIX (3)

ver mais
Leitura vasta e heterodoxa.
on 17/7/09


O livro é composto de 26 contos, que falam da sociedade burguesa e individualista do século XIX , do amor romântico, da paixão melodramática e do moral vitoriana. O conto que mais me agradou foi A Ama de leite de Luigi Pirandello. Nunca havia lido este autor, e foi uma grata surpresa. Gostei também de Uma paixão no dezerto de Balzac, Lea de Barbey D'Aurevilly, A casa dos desejos de Kipling, O terremoto no Chile de Heinrich Von Kleist, O defunto de Eça de Queiroz, Depois do baile de ... leia mais

Estatísticas

Desejam252
Trocam1
Avaliações 4.0 / 48
5
ranking 38
38%
4
ranking 35
35%
3
ranking 23
23%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Heidi Gisele Borges
cadastrou em:
07/06/2009 00:05:36
Drieli Devecchi
editou em:
27/01/2022 11:09:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR