Contos de amor do século XIX

Contos de amor do século XIX Alberto Manguel

Resenhas - Contos de Amor do Século XIX

alekele_ 20/08/2023

Contos rápidos
São contos rápidos e bem tranquilos de acompanhar, de autores variados. Os autores são nacionais e internacionais.

Julinho 24/10/2022

Alberto Manguel dá uma coesão pouca vezes vista em uma coletânea de contos em "Contos de amor do século XIX - fora a história de Ivan Turguêniev, achei todos coerentes em temática - e apreciei todos. Meus preferidos são o conto de Eça de Queiroz (onde o realismo mágico é uma demonstração da criatividade de um escritor, injustamente, considerado formulaico ) e as histórias de Anthony Trollope e Edith Wharton (nas quais a delicadeza das prosas dos escritores fala da crueldade das engrenagens sociais humanas, separando o verdadeiro amor).

Gláucia 25/05/2010

Variável
Alguns contos são muito bons outros nem tanto. Destaco O Casamento de Manchester, A Casa dos Desejos, O Terremoto no Chile, A Ama-de-leite, O Defunto, A Birra de uma India.
É abordado todo tipo de amor: filial, fraternal, romântico, carnal, materno, platônico...

cid 03/03/2010

Leitura vasta e heterodoxa.
O livro é composto de 26 contos, que falam da sociedade burguesa e individualista do século XIX , do amor romântico, da paixão melodramática e do moral vitoriana.
O conto que mais me agradou foi A Ama de leite de Luigi Pirandello. Nunca havia lido este autor, e foi uma grata surpresa. Gostei também de Uma paixão no dezerto de Balzac, Lea de Barbey D'Aurevilly, A casa dos desejos de Kipling, O terremoto no Chile de Heinrich Von Kleist, O defunto de Eça de Queiroz, Depois do baile de Liev Tolstoi . O conto de Edith Wharton, Madame Treymes, prendeu a atenção, mas o final dúbio me desagradou.
O conto de Kipling foi muito interesante , e Uma paixão no deserto de Balzac é inesquecível, mas Depois do Baile de Tolstoi faz pensar.
Carol 15/12/2017minha estante
undefined