Contos de aprendiz

Contos de aprendiz Carlos Drummond de Andrade


Compartilhe


Contos de aprendiz





Um dos maiores desafios de um artista é transmitir ideias ou emoções complexas de maneira simples. Carlos Drummond de Andrade alcança este objetivo com maestria em Contos de aprendiz.

Publicado em 1951, Contos de aprendiz marca a estreia de Carlos Drummond de Andrade nas narrativas propriamente ficcionais.

Nascido em uma região rural, Drummond incorpora essa experiência em muitas dessas quinze histórias, a exemplo de A salvação da alma, em que a infância e a adolescência de cinco irmãos são atravessadas pelo clima bucólico e ingênuo do interior do país na primeira metade do século XX, e O sorvete, no qual dois meninos enfrentam o dilema de experimentar ou não pela primeira vez uma até então desconhecida iguaria.

Aos poucos, as histórias avançam em direção às grandes cidades, mostrando sua lenta transformação. O talento de Drummond para a clareza e a elegância narrativa colabora para a construção psicológica de seus personagens. Na longa narrativa tchekhoviana O gerente, o autor vai aos poucos construindo (e desconstruindo) o protagonista Samuel, um bancário que frequenta o jet set carioca e é acusado de um crime bizarro, sendo por isso apelidado pelos jornais de o Vampiro dos Salões. Drummond cadencia as revelações e deixa o leitor “espiar” os acontecimentos, ao mesmo tempo que mostra a complexidade de “pessoas comuns”.

Outro ponto alto da fabulação drummondiana é Meu companheiro, a divertida história do cachorro Pirolito, que tem o “dom” de falar com seu tutor, o pacífico professor Motinha. Entre a fantasia e o realismo, o escritor constrói uma narrativa emocionante sobre a amizade.

Com a publicação de Contos de aprendiz – quando Drummond entrava na quinta década de vida e já era um autor consagrado –, os leitores brasileiros tiveram um motivo a mais para comemorar: nosso maior poeta se revelava também um grande ficcionista.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (12)

ver mais
Contos de aprendiz
Contos de aprendiz
Contos de Aprendiz
Contos de aprendiz

Similares

(6) ver mais
Fala, amendoeira
Contos Plausíveis
REFLEXO DO COTIDIANO

Resenhas para Contos de aprendiz (66)

ver mais
on 21/4/11


O livro é interessante,devo dizer que não me atraiu todos os contos. Dentre eles,os que mais marcaram: A Doida,achei emocionante,bonito,a forma como mudamos nossa concepção pré estabelecida , e como encaramos a morte. Flor,telefone,moça : Dentre todos é o mais 'assustador',também tá ligado a morte. O Gerente,estou intrigada até agora. E por fim o último Um Escritor Nasce e Morre . Contudo ,esperava mais por se tratar de Drummond,mas também não vou ficar tecen... leia mais

Estatísticas

Desejam57
Trocam35
Avaliações 3.8 / 1.183
5
ranking 27
27%
4
ranking 35
35%
3
ranking 30
30%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

29%

71%

Jenifer
cadastrou em:
03/02/2024 11:47:26
Jenifer
editou em:
03/02/2024 11:47:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR