Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores38
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Contos de Som e Silêncio - histórias inspiradas em letras de música

    Marcelo Spalding

    wwlivros
    2013
    88 páginas
    2h 56m
    ISBN-13: 9788577275205
    Português Brasileiro
    4.4
    15 avaliações
    Leram21Lendo1Querem15Relendo0Abandonos1Resenhas2
    Favoritos2Desejados15Avaliaram15

    Contos de Som e Silêncio é o título da coletânea em que todos os contos são inspirados em letras de música. Dessa forma o leitor se deparará com releituras de obras como Construção, Deu pra ti, A Novidade, O Meu Guri, Encontros e Desencontros, Um homem chamado Alfredo, O menino da porteira, Medo da Chuva, Exemplo, Ronda e Lanterna dos Afogados, além das internacionais Carmen e Wings. Os autores são Alexandre Braoios, Bertolina Maffei, Carolina Flores, Clara Oliveira, Érika Gentile, Evelena Boening, Fatima de Barros Plein, Fernanda Carvalho, Isi Caruso, Jussara Maria Nodari Lucena, Marcio Tadeu Furrier e Valesca dos Santos Pederiva. Eles nunca se encontraram ou tomaram café juntos, mas estarão agora reunidos em páginas impressas de um livro com iniciativa pioneira, disponíveis em estantes e bibliotecas. Clique no site de Marcelo Spalding e confira: http://www.marcelospalding.com/?pid=665&ct=0

    Resenhas (2)Ver mais
    Clayton De La Vie picture
    Clayton De La Vie01/04/2015Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Conto, meu pequeno conto

    Sempre ouvi dizer que, perante a morte iminente, toda a nossa vida se passa diante dos nossos olhos como um sonho, uma miragem tênue no horizonte. Esqueceram de me contar que não é a morte que traz esse déjà vu, e que essas memórias surgem por algo mais simples, mais corriqueiro: a apreensão. Quem diria que a tensão dos momentos finais de seu casamento, instantes antes da frase tão memorável, que ressoa na cabeça das mulheres mais apaixonadas, “eu aceito”, traria sentimentos tão nostálgicos, e pior: despertaria dúvidas, um turbilhão de pensamentos negativos sobre o seu futuro? Em Medo da Chuva, da querida Carolina Utinguassu, presenciamos de perto – por que não dizer de dentro? – toda a aflição de um noivo, José Henrique, prestes a se comprometer pelo laço do matrimônio, e que, após refletir sobre toda a sua vida, desde os tempos de sacerdócio até aquele momento que parecia se prolongar por horas a fio, resolve abrir mão daquilo que muitos julgariam como felicidade. O que muitos não sabem, ou simplesmente ignoram, é que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado só uma vez. O conto, inspirado na música de mesmo nome, do grande Raul Seixas, se desenvolve deliciosamente bem. Com parágrafos milimétricamente calculados, podemos sentir e viver toda a angústia e alegria do protagonista. E também podemos notar o quanto a sociedade está enclausurada por seus dogmas e conceitos, e, principalmente, como a perplexidade se mostra aparente quando, finalmente, nos desprendemos dessas estimas e resolvemos mudar; o quanto a mudança se faz necessária, e tudo que estamos perdendo quando ela surge, mesmo que por um buraco apenas, e a deixamos passar. Por se tratar de contos, não posso entrar em detalhes para não perder tanto o impacto da obra, mas... com uma proposta inteiramente nova - ao menos eu nunca havia visto antes- o livro Contos de Som e Silêncio apresenta diversas histórias inspiradas em músicas de grandes nomes. Outro conto que me chamou bastante a atenção e que, de certa forma, me marcou foi A Novidade, de Alexandre Braoios. Ele retrata claramente o que ainda vivenciamos: o espanto diante de tudo o que é novo, a assombração por trás de qualquer inovação. Duas pessoas de personalidades diferentes se veem em uma mesma situação. A situação, entretanto, fora apresentada de maneiras opostas para ambas, mas as duas deveriam dar o mesmo fim para o problema – ou solução que se apresentaria. Quando deparados com uma criatura surreal, começa um conflito gritante por moralidade, talvez. Assim como na época atual, o novo impressiona e cativa uns, mas, na maioria dos casos, incute um terror animalesco – quando, apesar de todo o nosso medo, tiramos forças para enfrentar o perigo e seguirmos em frente. Em uma breve reflexão, o conto mostra o perigo de se admirar ou não aceitar a novidade que surge. A mensagem apresentada no texto é justamente para que acolhamos a tudo e todos, e que o diferente também é bom.

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    4.4 / 15
    • 5 estrelas60%
    • 4 estrelas20%
    • 3 estrelas20%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Marcelo Spalding Perez profile picture

    Marcelo Spalding Perez

    Marcelo Spalding é professor, escritor e jornalista. Formado em Jornalismo e Letras, é também mestre e doutor em Literatura pela UFRGS. Trabalha na UniRitter como professor de Língua Portuguesa, Criação Literária, Jornalismo Cultural e Mídias Digitais. É também editor-executivo da Editora UniRitter e coordenador do Pós Graduação em Produção e Revisão Textual da mesma instituição. Como escritor, é autor dos livros 'As cinco pontas de uma estrela', 'Vencer em Ilhas Tortas', 'Crianças do Asfalto', 'A Cor do Outro', 'Minicontos e Muito Menos' e 'Mitos Virtuais' e organizador do livro 'Contos de Som e Silêncio'. Recebeu dois Prêmios AGES Livro do Ano (2008 e 2009) e um Prêmio Açorianos de Literatura (2008). É o idealizador do movimento Literatura Digital, tendo publicado dois projetos inéditos de literatura digital, 'Minicontos Coloridos' e o hiperconto 'Um Estudo em Vermelho'.

    10 Livros
    11 Seguidores
    Rio Grande do Sul, Brasil

    Marcelo Spalding Perez