Contos fantásticos do século XIX

Contos fantásticos do século XIX Italo Calvino...


Compartilhe


Contos fantásticos do século XIX


Escolhidos por Italo Calvino




Histórias de mistério, terror e suspense de 26 autores selecionados por Italo Calvino. A antologia inaugura - ao lado de 47 contos de Isaac Bashevis Singer - uma coleção de livros de contos que irá publicar narrativas curtas de grandes autores da literatura mundial, vertidas para o português por tradutores e escritores brasileiros consagrados.

Os Contos fantásticos do século XIX foram selecionados pelo escritor Italo Calvino para uma série da televisão italiana, em 1983. Aqui estão as várias faces do sobrenatural: são histórias de fantasmas e de horror, do onírico, do macabro, do exótico e do misterioso.

Os contos foram escritos por 26 autores do século XIX, de tradições literárias as mais diversas: de Hoffmann e Walter Scott a Kipling e H. G. Wells, passando por Gogol, Poe e Andersen, entre outros, além de autores considerados "realistas" famosos, como Balzac, Dickens, Maupassant e Henry James. Todos procuram, atrás da aparência cotidiana dos fatos, um mundo encantado ou infernal que, mais do que assustar o leitor, o deixe perplexo: é verdade ou mentira, sonho ou alucinação?

Como diz Calvino na introdução do livro, "o elemento sobrenatural que ocupa o centro desses enredos aparece sempre carregado de sentido, como a irrupção do inconsciente, do reprimido, do esquecido, do que se distanciou de nossa atenção racional. Aí está a modernidade do fantástico e a razão da volta do seu prestígio em nossa época".

Além dessa introdução, Calvino faz um breve comentário no início dos contos, sugerindo interpretações e explicando a importância de cada um deles no contexto da literatura fantástica.

Autores reunidos em Contos fantásticos do século XIX: Jan Potocki - Joseph von Eichendorff - E. T. A. Hoffmann - Walter Scott - Honoré de Balzac - Philarète Chasles - Gérard de Nerval - Nathaniel Hawthorne - Nikolai V. Gogol - Théophile Gautier - Prosper Mérimée - Joseph Sheridan Le Fanu - Edgar Allan Poe - Hans Christian Andersen - Charles Dickens - Ivan S. Turguêniev - Nikolai S. Leskov - Auguste Villiers de l'Isle-Adam - Guy de Maupassant - Vernon Lee - Ambrose Bierce - Jean Lorrain - Robert Louis Stevenson - Henry James - Rudyard Kipling - Herbert G. Wells.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Contos fantásticos do século XIX
Contos fantásticos do século XIX

Similares

(38) ver mais
islandeses
Contos de horror do século XIX
Ficção de Polpa - Volume 3
Ouro, Fogo & Megabytes

Resenhas para Contos fantásticos do século XIX (87)

ver mais
Ótima leitura.

Conheci diversos autores incríveis, foi uma ótima experiência, como a maioria dos livros de contos, alguns eu gostei mais e outros menos, alguns eu amei. E o livro acaba com um conto de um dos meus autores favoritos que é o H. G. Wells, o que para mim "fechou com chave de ouro". (Essa resenha vai ficar pequena pois na época em que acabei de ler eu fiz uma resenha boa e o Skoob não salvou, agora sinto apenas preguiça e raiva kkkk) Apenas recomendo esse livro!... leia mais

Estatísticas

Desejam430
Trocam32
Avaliações 4.0 / 986
5
ranking 38
38%
4
ranking 39
39%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

32%

68%

Samir
cadastrou em:
08/01/2009 11:32:38
Fernando
editou em:
09/12/2022 11:51:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR