Contos Paulistanos

Contos Paulistanos Antônio de Alcântara Machado


Compartilhe


Contos Paulistanos





O cotidiano dos imigrantes italianos e dos ítalo-descendentes na cidade de São Paulo foi o universo abordado pelo escritor Alcântara Machado (1901-1935). Sensível à assimilação da imigração na capital paulista, sua prosa é marcada pela ruptura das convenções, o que o aproximou dos principais representantes da Semana de Arte Moderna de 1922.
Jornalista e político, alem de escritor, o autor percebeu como a interação entre italianos e brasileiros foi alterando o perfil da cidade e em sua primeira coletânea de contos, Brás, Bexiga e Barra Funda (1927), registrou, em narrativas curtas, de estilo jornalistico e linguagem coloquial, toda a riqueza dessa experiencia no espaço urbano.
Em Laranja da China (1928), segunda coletânea de contos, o escritor elegeu figuras brasileiras como protagonistas de textos mais elaborados, mas ainda de estilo econômico, com frases sucintas e diálogos breves, porém reveladores das características essenciais dos personagens.
A linguagem livre, solta, bem-humorada e espontânea ergue um mundo peculiar, ao qual é impossível ser indiferente. Textos que mergulham numa agradável oralidade informal, de ampla comunicação com o leitor, e a facilidade de compor cenários, captar atmosferas e justapor situações aproximam sua produção do cinema e são suas principais características.
Esta edição reúne as obras Brás, Bexiga e Barra Funda (1927) e Laranja da China (1928). O universo urbano e retratado com proximidade. Bairros paulistanos, meios de transporte e outros elementos cotidianos indicam um escritor sintonizado com seu tempo. Certamente um dos maiores nomes da literatura brasileira, definido por Mário de Andrade como "o mais universal dos paulistanos".

Contos

Edições (1)

ver mais
Contos Paulistanos

Similares

(1) ver mais
O mártir Jesus e O aventureiro Ulisses:

Resenhas para Contos Paulistanos (1)

ver mais
Contos
on 3/5/13


Alcântara relata em seus contos as diferenças culturais entre paulistas e descendentes italia-nos e como eles se relacionavam na cidade. Interessante é ilustrar isso no esporte com um clássico Corinthians contra Palmeiras (palestra) sendo um time fundado por operários e o outro por descendentes de italianos. O livro é dividido em duas partes a primeira fala de um contexto geral, um cenário digamos assim e a segunda de pessoas com personalidades ou características especificas. O texto t... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam7
Avaliações 3.6 / 28
5
ranking 25
25%
4
ranking 32
32%
3
ranking 29
29%
2
ranking 11
11%
1
ranking 4
4%

40%

60%

Amanda Reznor
cadastrou em:
22/05/2012 22:55:16
Juliana1553
editou em:
18/04/2017 09:54:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR