Contos Paulistanos

Contos Paulistanos Antônio de Alcântara Machado

Resenhas - Contos Paulistanos

Candiani 03/05/2013

Contos
Alcântara relata em seus contos as diferenças culturais entre paulistas e descendentes italia-nos e como eles se relacionavam na cidade. Interessante é ilustrar isso no esporte com um clássico Corinthians contra Palmeiras (palestra) sendo um time fundado por operários e o outro por descendentes de italianos. O livro é dividido em duas partes a primeira fala de um contexto geral, um cenário digamos assim e a segunda de pessoas com personalidades ou características especificas. O texto tem uma leitura rápida, como Alcântara diz a coletânea nasceu de uma coluna de jornal e evidentemente você sente isso enquanto está lendo. Os preferidos ficam para “Artigo de fundo” onde ele fala da mistura de raças em São Paulo A birra da “Lisetta” e a surra que ela leva por isso, bem coisa de italiano – eu que bem sei por ser ascendente de uma família italiana - e a excentricidade do personagem Washington em “O patriota Washington”. Em suma terminei o último livro esperando que o projeto retorne com mais autores, só que com histórias no lugar de contos.