Contra o feminismo branco

Contra o feminismo branco Rafia Zakaria


Compartilhe


Contra o feminismo branco





Chegou a hora de extirpar a supremacia branca de dentro do feminismo.

Desde sua origem, o feminismo se baseou na experiência de mulheres brancas de classe média e alta, que há muito se autoproclamaram as especialistas no assunto. São elas que escrevem, palestram, dão entrevistas. Ao mesmo tempo, para manter seus privilégios, demarcam a branquitude do movimento ao sobrepor suas falas às das mulheres de pele negra e marrom.

No entanto, o diálogo só será possível quando todas as mulheres estiverem em patamares iguais. E é partindo do princípio de igualdade na diversidade que Rafia Zakaria, muçulmana, advogada e filósofa política, defende uma reconstrução do feminismo.

Contra o feminismo branco é um contramanifesto que insere as experiências de mulheres de cor no centro do debate. Em uma leitura direta e impactante, a autora questiona desde pensadoras como Simone de Beauvoir a produtos culturais como Sex and the City. O resultado é uma obra crítica à adesão do feminismo branco ao patriarcado, à lógica colonial e à supremacia branca.

Ao seguir a tradição de suas antepassadas feministas interseccionais Kimberlé Crenshaw, Adrienne Rich e Audre Lorde, Zakaria refuta a indiferença política e racial do feminismo branco em uma crítica radical, na qual coloca o pensamento feminista negro e marrom na vanguarda.

Literatura Estrangeira / Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Contra o feminismo branco

Similares

(19) ver mais
Feminismo branco
Kindred
O feminismo é para todo mundo
Quem tem medo do feminismo negro?

Resenhas para Contra o feminismo branco (1)

ver mais
Um Livro para Todas as Mulheres
on 4/11/21


"Oi, Clara.  Terminei há pouco o Livro "Contra o Feminismo Branco", e não pude deixar de te escrever: Que Livro maravilhoso!! ? Com texto fluido e agradável, numa narrativa honesta, direta e emocional, esse Livro é feito para Mulheres do mundo todo! ??? Ter sido publicado por uma grande Editora, como a Intrínseca, no Brasil, é algo muito importante e significativo... ?? Fora o Projeto Gráfico e a diagramação... Que são deliciosos também! ? Fiquei muito feliz em lê-lo. Queria agra... leia mais

Estatísticas

Desejam36
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.2 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 40
40%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 20
20%

12%

88%

Jenifer
cadastrou em:
08/10/2021 18:49:04
Lindenberg
editou em:
28/10/2021 13:31:00
Pri Paiva
aprovou em:
18/10/2021 10:00:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR