Crítica da Razão Pura

Crítica da Razão Pura Immanuel Kant


Compartilhe


Crítica da Razão Pura





A filosofia crítica kantiana tenta responder às questões: O que podemos conhecer? O que podemos fazer? O que podemos esperar? e remete a razão ao centro do mundo, como Copérnico remetia o Sol ao centro do sistema planetário. Kant busca colocar em movimento a revolução copernicana no domínio prático. Crítica da Razão Pura pretende realizar essa revolução metodológica e mostrar como o entendimento, legislando sobre a sensibilidade e a imaginação, pode tornar possível uma física a priori.
Immanuel Kant foi profundamente imbuído dos ideais do Iluminismo. Professou uma simpatia pelos ideais da Independência Americana e da Revolução Francesa. Foi pacifista convicto, antimilitarista e estranho a toda a forma de patriotismo exclusivista. As obras de Kant costumam distribuir-se por três períodos, que habitualmente se denominam pré-crítico, crítico e pós-crítico. As suas obras mais conhecidas e influentes foram escritas no segundo período.

Filosofia

Edições (15)

ver mais
Crítica Da Razão Prática
Crítica Da Razão Pura
Crítica da Razão Pura
Crítica da Razão Pura

Similares

(28) ver mais
Crítica da Razão Prática
O Mundo como Vontade e como Representação
Investigações Sobre o Entendimento Humano e Sobre os Princípios da Moral
Hume

Resenhas para Crítica da Razão Pura (14)

ver mais
on 20/6/16


Numa época de revisão geral, em que valores são contestados, reavaliados, substituídos e muitas vezes, recriados, a crítica tem papel preponderante. Essa, de fato, é uma das principais características do Iluminismo, que, submeteram tudo ao crivo da razão. Entretanto, ninguém foi tão longe quanto Kant, que colocou a própria razão sob julgamento (antes de Kant o pensamento iniciava no Absoluto (“Deus”) e chegava ao homem, Kant inverte esse caminho e faz o homem pensar sobre si mesmo e so... leia mais

Estatísticas

Desejam242
Trocam14
Avaliações 4.2 / 421
5
ranking 46
46%
4
ranking 31
31%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

62%

38%

César
cadastrou em:
15/10/2013 18:53:09