Crônica da Casa Assassinada

Crônica da Casa Assassinada Lúcio Cardoso


Compartilhe


Crônica da Casa Assassinada





Obra-prima de um dos principais escritores brasileiros, o livro conta a história do clã dos Meneses através de diferentes narradores, que se enfrentam e se contradizem, mas que constroem com maestria um retrato profundo da vida familiar.

Livro responsável por abalar o meio literário brasileiro quando publicado pela primeira vez em 1959, Crônica da Casa Assassinada conta a história de uma família em decadência: cada geração se vê mais pobre que a anterior, dilapidando o patrimônio para sobreviver. Os Meneses, porém, continuam sendo respeitados na pequena comunidade mineira em que vivem. A Chácara, a grande casa que gera orgulho mas também aprisiona, é vista com reverência e desconfiança por todos que conhecem o clã.

Contudo, a chegada de Nina — jovem carioca que se muda após se casar com Valdo, o irmão do meio — vai abalar a relação difícil que se estabelece entre os irmãos. Demétrio, o mais velho, tem na esposa Ana uma arma sutil; Timóteo, o mais novo, se embrenha cada vez mais na própria decadência quando passa a viver trancado num quarto. "A matriarca da casa é a própria casa", diz Chico Felitti no prefácio desta edição. "Suas alamedas são veias que irrigam o coração que é a casa-grande."

Fantasmagórico, envolvente e extremamente brutal, Crônica da Casa Assassinada utiliza a pluralidade de vozes narrativas para explorar os limites do desejo e da submissão.

"O dom poético, o dom de criar vida, atmosfera, de armar os lances imprevisíveis e patéticos do destino. Na Crônica da casa assassinada culminou essa força demiúrgica de Lúcio." — Manuel Bandeira.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (11)

ver mais
Crônica da casa assassinada
Crônica da Casa Assassinada
Chronicle of the Murdered House
Crônica da casa assassinada

Similares

(16) ver mais
O som e a fúria
O leitor
Ossos de Eco
Liquidação

Resenhas para Crônica da Casa Assassinada (213)

ver mais
Uma história primorosa contada por diversas vozes.
on 30/10/22


Algumas coisas me lembrou um pouco o livro Anna Karienina. Principalmente a personagem Nina que tem o mesmo jeito manipulador e egocêntrico dela, totalmente desapegada dos laços familiares. Mas as semelhanças acabam aí. Nina é maldosa, sem escrúpulos, capaz de qualquer coisa. Se aproveitava da atração que causava nos homens e das paixões insanas que despertava. A história toda gira em torno dela, ela é a peça central. Apesar disso, não a considero como protagonista. Acredito que a A... leia mais

Vídeos Crônica da Casa Assassinada (10)

ver mais
Crônica da Casa Assassinada - Lúcio Cardoso

Crônica da Casa Assassinada - Lúcio Cardoso

EP #035 | Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso

EP #035 | Crônica da Casa Assassinada, de Lúc

Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso

Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso

CRÔNICA DA CASA ASSASSINADA | Livros e mais #595

CRÔNICA DA CASA ASSASSINADA | Livros e mais #


Estatísticas

Desejam771
Trocam2
Avaliações 4.4 / 1.536
5
ranking 63
63%
4
ranking 25
25%
3
ranking 8
8%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

31%

69%

Ana Gabriela
cadastrou em:
17/09/2023 07:21:18
Ana Gabriela
editou em:
17/09/2023 07:21:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR