Crônica de uma namorada

Crônica de uma namorada Zélia Gattai


Compartilhe


Crônica de uma namorada


(e de uma família paulista dos anos 50)




Em seu único romance, Zélia Gattai revive a passagem da infância para a adolescência ao narrar o processo de amadurecimento de uma menina na São Paulo da década de 1950.

O romance de Zélia Gattai acompanha as dores e descobertas da menina Geane, que precisa enfrentar a morte da mãe e conviver com uma madrasta ao mesmo tempo que experimenta transformações físicas e o despertar da sexualidade.

São temas simples que, nas mãos de Zélia, se transformam num relato de formação minucioso. Sem moldes e sem fórmulas, a menina se faz a cada pequeno golpe que a realidade lhe aplica. As paixões súbitas que atordoam suas relações com os meninos; a força das palavras, que pode estar nas linhas precárias de um telegrama; as lembranças infantis das férias, do Natal, das conversas com os mais velhos, que ajudam a temperar a agitação das mudanças.

É nas pequenas alegrias - bailes de adolescentes, programas de calouros e o convívio com personagens fascinantes como Ricardina, a menina pobre que deseja se transformar em cantora - que a protagonista reúne forças para enfrentar as dificuldades e se redesenhar.

Tendo como pano de fundo o início dos anos 1950 na cidade de São Paulo, Zélia não se deixa levar nem pela tentação sociológica nem por apelos da psicologia. Ela não escreve para explicar ou para interpretar, mas para contar uma boa história.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (6)

ver mais
Crônica de uma namorada
Crônica de uma namorada
Crônica de uma namorada
Crônica de uma Namorada

Similares

(5) ver mais
Anarquistas, graças a Deus
Senhora Dona do Baile
Jardim de Inverno
A Casa do Rio Vermelho

Resenhas para Crônica de uma namorada (38)

ver mais
Maravilhoso!
on 24/5/10


Ao ler este livro temos a sensação de que voltamos no passado, em nossa infância e adolescência. Zélia mostra de uma forma maravilhosa a rotina de uma família na década de 50. Uma verdadeira narrativa leve e encantadora. Todos os personagens são encantadores. O livro é narrado por Geana. Ela perde a mãe no princípio da adolescência. Este fato ela narra bem no início do livro e faz o leitor sentir pena, achando que vai ler um drama. Na verdade, a ausência da mãe é suprida pelo amor fra... leia mais

Estatísticas

Desejam39
Trocam3
Avaliações 4.0 / 353
5
ranking 38
38%
4
ranking 35
35%
3
ranking 20
20%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

10%

90%

Erika
cadastrou em:
09/01/2011 18:48:57
Alê | @alexandrejjr
editou em:
11/09/2021 17:40:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR